Férias de inverno para escolas de desportos aquáticos: os surfistas estão a mudar de indústria!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra como os instrutores de esportes aquáticos na Pomerânia Ocidental-Rügen passam o inverno e quais desafios a temporada de 2025 trouxe.

Erfahren Sie, wie Wassersportlehrer in Vorpommern-Rügen den Winter verbringen und welche Herausforderungen die Saison 2025 brachte.
Descubra como os instrutores de esportes aquáticos na Pomerânia Ocidental-Rügen passam o inverno e quais desafios a temporada de 2025 trouxe.

Férias de inverno para escolas de desportos aquáticos: os surfistas estão a mudar de indústria!

Na região de Fischland-Darß-Zingst é hora das estações de surf e kite: a temporada acabou! As estações fecharam as portas, as últimas ondas foram surfadas e painéis de madeira agora protegem as lojas de visitantes indesejados. Marius König Kiefer, que dirige a estação de surf “Surfschuppen” em Born, pode relembrar uma temporada movimentada com mais de 25 funcionários. Mas o que acontece aos instrutores de surf e aos entusiastas dos desportos aquáticos agora que o vento costumava proporcionar a flutuabilidade certa?

Como relata Ostsee-Zeitung, muitos dos instrutores de esportes aquáticos estão se mudando para diferentes setores durante os meses de inverno. Enquanto alguns trabalham nos Alpes cobertos de neve como instrutores de esqui e snowboard na Suíça ou na Áustria, outros vão para a distante Cidade do Cabo, na África do Sul, para desfrutar das correntes quentes do Atlântico. Talentos locais, como os da “Kite Mafia” em Saal, também estão a regressar às universidades ou a assumir outras tarefas de estudo. Uma tendência que pode ser importante para a economia regional.

Condições flutuantes de vento representam um desafio

Mas nem tudo é cor de rosa. A temporada no “Surfcenter Wustrow” foi uma das piores da história, pois as condições de vento desfavoráveis ​​limitaram severamente as oportunidades de surf. Oliver Kuschke, proprietário da estação, infelizmente percebeu que muitos amantes do vento estavam procurando diversão em outro lugar este ano. Isto significa que a pressão na aquisição contínua de treinadores e no planeamento para a próxima época continua elevada.

Apenas três a quatro funcionários ficam em Born o ano todo para cuidar do planejamento estratégico da próxima temporada. Felizmente, a rotatividade de funcionários diminuiu, melhorando a estabilidade e o ambiente de trabalho na indústria. Uma boa mão que também poderá ser vantajosa nos próximos meses.

Esportes aquáticos nos países de língua alemã

Numa comparação em toda a Alemanha, a análise da BeyondSurfing de 6.431 fornecedores de desportos aquáticos mostra que a qualidade e a variedade na oferta são de grande importância. Os fornecedores estão divididos em diferentes categorias, desde aluguel de barcos até escolas de mergulho e as melhores instalações para esportes aquáticos do ano. Esta classificação fornece orientações úteis para os fãs de desportos aquáticos na Alemanha e mostra que a indústria é diversificada, mas também desafiante.

Neste momento, os desportos náuticos no litoral estão mais tranquilos, mas a expectativa para a próxima época continua elevada entre muitos professores e prestadores. Entretanto, resta esperança de melhores condições de vento e, portanto, de uma temporada de 2026 próspera!

Mais informações sobre esportes aquáticos e tendências atuais podem ser encontradas em nudevista.net e BeyondSurfing.