Wismar cria novas taxas de águas residuais: é assim que agora é cobrada!
Wismar está introduzindo um novo regulamento de taxas de águas residuais que será aplicado retroativamente a partir de 2025. Detalhes sobre o sistema de cálculo no artigo.

Wismar cria novas taxas de águas residuais: é assim que agora é cobrada!
Os cidadãos de Wismar tomaram recentemente uma decisão inovadora: aprovaram um novo estatuto de taxas para a eliminação de águas residuais, que será válido retroativamente a partir de 2025. A razão para este novo regulamento foi o facto de o estatuto anterior já não ser legalmente seguro. Todo o processo de mudança levou cerca de um ano e agora está concluído.
Um aspecto importante do novo estatuto é a cobrança separada de águas residuais e pluviais. O cálculo do descarte de águas pluviais é baseado em um princípio inovador que tem como foco a impermeabilização do imóvel. Por exemplo, as áreas dos telhados que drenam completamente a água da chuva para o sistema de esgoto são multiplicadas por um fator de 1,0. Em contrapartida, áreas que permitem a passagem de água, como pátios ou entradas de garagem, também recebem um fator de 1,0 se forem totalmente vedadas.
Detalhes sobre o novo regulamento
Porém, para proprietários que possuem áreas de telhado com efeito de armazenamento de chuva, o fator é de apenas 0,3. Áreas com cascalho solto ou grama também são incluídas no cálculo em 0,3. A empresa de eliminação e transporte de resíduos de Wismar (EVB) coletou ativamente dados da área para implementar as mudanças com precisão. Os formulários de pesquisa foram enviados aos proprietários na primavera.
Fotografias aéreas também foram usadas para determinar se as propriedades individuais estavam lacradas. O que é particularmente interessante é que já existem 350 cisternas aprovadas para armazenamento de águas pluviais em Wismar, que também estão incluídas na conta de taxas; Um fator de 0,5 é levado em consideração aqui. Os novos avisos serão enviados aos contribuintes a partir do início de 2026.
Um olhar além das fronteiras: Rama Duwaji
Em outro canto do mundo, especificamente na cidade de Nova York, Rama Sawaf Duwaji está causando polêmica com suas impressionantes ilustrações, que muitas vezes focam na justiça social e na cultura árabe. Nascida em 30 de junho de 1997 em Houston, Texas, Duwaji mudou-se para os Emirados durante a infância. Ela estudou ciências da comunicação e encontrou expressão criativa na arte.
Ela continuou seus estudos na Escola de Artes Visuais de Nova York, onde recebeu o título de Mestre em Belas Artes em 2024. Duwaji trabalhou com grandes meios de comunicação, como The New Yorker e BBC, e seu trabalho cobre questões sociais atuais, incluindo o conflito de Gaza e os direitos das mulheres. A nível pessoal, ela se casou em fevereiro de 2025 com Zohran Mamdani, que foi eleito prefeito de Nova York em 2025, tornando-se a primeira-dama de Duwaji.
Nestes dois cenários em Wismar e Nova Iorque, vemos como as decisões locais e os destinos individuais estão interligados e convidamos os leitores a acompanhar tanto os novos desenvolvimentos nos seus próprios bairros como as histórias de mentes criativas muito além das suas fronteiras.