Merz: Putin Wages Hybrid War - Alemanha deve estar vigilante!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Merz critica a guerra híbrida de Putin contra a Alemanha em 7 de outubro de 2025, enfatizou ameaças de drones e desinformação.

Merz kritisiert Putins hybriden Krieg gegen Deutschland am 7.10.2025, betont Bedrohungen durch Drohnen und desinformation.
Merz critica a guerra híbrida de Putin contra a Alemanha em 7 de outubro de 2025, enfatizou ameaças de drones e desinformação.

Merz: Putin Wages Hybrid War - Alemanha deve estar vigilante!

No actual debate político sobre as ameaças que a Alemanha enfrenta, o líder da CDU, Friedrich Merz, alertou com urgência: “Ele está a travar uma guerra híbrida contra todos nós”. Esta mensagem clara ao Kremlin chega num momento de aumento das operações de drones e de ataques cibernéticos que afectam não só a Alemanha, mas toda a Europa. Merz sublinha que a Alemanha reconhece os desenvolvimentos preocupantes e está a preparar-se para uma defesa sólida. “Reconhecemos a ameaça”, disse o político, o que atinge o nervo da época, porque a discussão sobre a guerra híbrida é mais atual do que nunca.

Mas o que exatamente está por trás desse conceito? Onde estão as fraquezas que Putin explora? Alto BR.DE Se a atribuição de ataques de hackers geralmente for incerta, mas há indicações claras de ataques que vão ao relato da Rússia. O debate também é alimentado pelos crescentes ataques de hackers da China. Particularmente digno de nota é o ataque ao controle de tráfego aéreo alemão em 2022, que é claramente devido à Rússia. Além disso, os perfis de desinformação e mídia social falsa garantem que a percepção do público seja distorcida, o que deve minar o apoio à Ucrânia.

Papel do governo federal

No entanto, o governo federal não parece ser capaz de reagir adequadamente a essas ameaças híbridas. Uma solicitação do FDP sobre o tópico foi respondida com declarações vagas sobre uma "multidão de medidas". Respostas claras e estratégias concretas estão em demanda, porque os riscos de influência, especialmente nas próximas eleições federais, são alarmantes. Essa avaliação continua sendo alimentada pelas atividades ameaçadoras de supostos espiões, como as três pessoas que observaram uma área de treinamento de tropas dos EUA em Grafenwöhr. Um suspeito principal é suspeito de "proxy", o que mostra que as pás de ameaças geralmente podem vir de direções inesperadas.

As dificuldades em identificar tais ameaças também se representam devido aos crescentes transbordamentos de drones. Centenas de relatórios sobre supergins não autorizados sobre as propriedades de Bundeswehr garantem preocupação e mostram que a Alemanha está em uma posição vulnerável. Especialistas como Nico Lange, portanto, exigem mais liberdade de ação para o Bundeswehr, especialmente no que diz respeito a lidar com drones. Um projeto de lei atual estipula que as forças de segurança podem atirar em drones sob certas condições, a fim de combater uma possível ameaça.

Desenvolvimentos globais

A situação internacional também é preocupante. Da perspectiva de jornalistas como Reinhard Bingener e Markus Wehner, os estados autoritários estão cada vez mais liderando a guerra híbrida. Em seu livro, exemplos de tais práticas estão listados. Por exemplo, houve supostos drones russos que violavam o espaço aéreo polonês e incidentes semelhantes na Dinamarca e na Noruega. Outro incidente alarmante dizia respeito ao oleoduto North Stream, pelo qual um suspeito foi preso na Polônia.

Em resumo, a Alemanha precisa de analisar seriamente a situação de segurança, tanto a nível nacional como internacional. Os preparativos para ameaças híbridas devem ser reforçados para proteger tanto a integridade da democracia alemã como o apoio à Ucrânia.