Escândalo de abuso: Comissão das Dioceses Berlim e Görlitz se dissolveram!

Escândalo de abuso: Comissão das Dioceses Berlim e Görlitz se dissolveram!

Berlin, Deutschland - O processamento de abuso sexual nas dioceses católicas Berlim, Görlitz e Dresden-Meißen falhou. Isso foi anunciado pela Arquidiocese de Berlim em 3 de junho de 2025, quando confirmou a dissolução da Comissão Interdiocesana para lidar com o abuso sexual (IKA). A Comissão reduziu para quatro membros, que foi atendida desde maio de 2023, deve ajudar a aumentar e avaliar os casos de abuso sexual nas dioceses mencionadas e nos cuidados pastorais militares católicos.

A IKA havia estabelecido o objetivo de examinar o tratamento de autores e vítimas e descobrir estruturas que tornaram possível o abuso sexual. No entanto, as discrepâncias ocorreram no primeiro relatório anual em termos de independência e transparência do processamento. Em uma votação minoritária em fevereiro de 2025, os representantes dos afetados expressaram críticas fundamentais de como a Comissão agiu. Em vista desses conflitos, foi tomada a decisão de se dissolver, uma vez que os bispos avaliaram que a cooperação adicional não era possível na estrutura dada, que os responsáveis ​​descreviam como infelizes.

Causas de resolução e reações

O IKA consistia em nove membros nomeados por governos estaduais, dioceses e um conselho consultivo dos afetados pelo abuso. Sua tarefa era determinar a extensão da violência sexual e desenvolver medidas preventivas adequadas. A resolução é atribuída principalmente à renúncia de outros membros e a um relatório anual que mostrou problemas comunicativos e cooperação disfuncional. O oficial de abuso do governo federal, Kerstin Claus, descreveu a dissolução como "sinal fatal".

Os bispos responsáveis ​​pelas dioceses, o arcebispo Heiner Koch (Berlim), Wolfgang Ipolt (Görlitz) e Heinrich Timmervers (Dresden-Meißen) lamentam esse desenvolvimento e continuam a enfatizar seu envolvimento pelo processamento. Claus também pediu estruturas confiáveis ​​pelos próximos três anos e criticou que possíveis soluções e alternativas não foram discutidas. A iniciativa afetada da tabela angular também se arrependeu e pediu uma comissão independente de reforma, uma vez que, em sua opinião, foram tratados significativamente.

Contexto do processamento de abuso na igreja

A situação atual nas dioceses católicas faz parte de um problema mais abrangente nas igrejas. As testemunhas afetadas e contemporâneas relatam a Comissão Independente para o Processamento de Abuso de Crianças Sexuais de Incidentes graves, cobre -up e silêncio, tanto na Igreja Evangélica quanto na Igreja Católica. Para muitas pessoas afetadas, os autores não foram apenas ativos em suas comunidades, mas também em instituições como casas ou escolas. Esses autores são frequentemente encontrados em posições de poder, o que torna mais difícil lidar.

O escândalo de abuso de 2010 levou a um aumento da percepção dos votos dos afetados. Nesse contexto, um processamento independente e transparente é de grande importância que requer perspectivas externas e a participação das instituições. Comissões semelhantes foram criadas em todas as dioceses alemãs para agir contra essas queixas.

A Igreja Católica é responsável em vista dos eventos atuais para promover as mudanças estruturais necessárias e incorporar seriamente as pessoas afetadas ao processo de processamento.

Os relatórios sobre o processo fracassado para lidar nas dioceses estão em uma longa série de desafios com os quais a Igreja Católica é confrontada. O processamento futuro dependerá decisivamente se os bispos estão prontos para tomar as medidas necessárias para recuperar a confiança dos afetados.

Para obter mais informações sobre este tópico, os relatórios de katholisch.de e comissão de reforma.de Torne-se.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)