O governo de Netanyahu na crise: disputa sobre o recrutamento escalado!

O governo de Netanyahu na crise: disputa sobre o recrutamento escalado!

Jerusalem, Israel - A coalizão do governo israelense sob o primeiro -ministro Benjamin Netanyahu está exposto a uma forte pressão devido a uma disputa sobre o recrutamento obrigatório para homens estritamente religiosos. Os desenvolvimentos atuais indicam que a coalizão, que detém a maioria de 68 dos 120 cadeiras no Parlamento, pode quebrar na próxima semana. Os principais rabinos do Partido Unido Tora Judaísmo anunciaram sua renúncia da Aliança do Governo depois que uma pesquisa de compromisso falhou e ainda não está clara se um acordo pode ocorrer no último minuto. O governo poderia perder a maioria se o segundo partido estritamente religioso, Schas, também deve escapar com 11 mandatos, o que desestabilizaria ainda mais a situação. Tagesschau observa que muitos judeus comuns veem o serviço militar.

Julgamento e protestos do tribunal

O julgamento da Suprema Corte, que diz que as exceções anteriores para homens ultra -ortodoxos terminaram em dever militar, podem ter efeitos sérios no futuro político de Netanyahu. A procuradora-geral Gali Baharav-Mear instruiu os militares a se prepararem para a convocação de 3.000 estudantes da Torá. Em Jerusalém, houve protestos de milhares de judeus ultra -ortodoxos (Haredim) no domingo passado, que demonstraram contra a decisão. Alguns pôsteres carregavam slogans como "não vamos nos juntar ao exército do inimigo".

A decisão da Suprema Corte foi tomada por unanimidade por nove juízes e enfatiza a desigualdade no serviço militar. Não há base legal para liberar ultra -ortodoxos desse serviço, e os homens precisam regularmente prestar três anos de serviço militar, enquanto as mulheres são transferidas por dois anos. Esse regulamento encontra resistência, especialmente nos círculos onde o serviço militar é considerado uma ameaça ao modo de vida religioso, e o exército israelense avisa sobre a falta de soldados de combate, especialmente no que diz respeito ao conflito em andamento com o Hamas na faixa de Gaza.

Implicações políticas e perspectivas

O humor político em Israel piorou durante o conflito contra o Hamas. Pesquisas de opinião indicam que Netanjus poderia ganhar oponentes políticos em novas eleições. A próxima escolha regular está programada para outubro de 2024. No Knesset, há um projeto de lei para recrutar o debate sobre judeus ultra -ortodoxos, que prevê um aumento gradual em sua taxa de chamada. O programa diário menciona que 63.000 homens precisam competir, enquanto o desafio existe para recrutar um grupo populacional que rejeita que os serviços de 63.000 anos comecem a recrutar um grupo populacional.

A discussão sobre serviço militar obrigatório já desencadeou conflitos dentro do governo no passado. A disputa pode ser decisiva para a estabilidade do governo de Netanyahu e poderia trazer conseqüências distantes para o cenário político de Israel.

Details
OrtJerusalem, Israel
Quellen

Kommentare (0)