Revolução na editora de ciências: Göttingen inicia o projeto de acesso aberto!

Revolução na editora de ciências: Göttingen inicia o projeto de acesso aberto!

Göttingen, Deutschland - A Biblioteca Estadual e Universitária da Baixo Saxônia de Göttingen (Sub Göttingen) lançou um projeto promissor em cooperação com o Sciflow: o desenvolvimento de um novo software de código aberto chamado DOA Production, que se destina a simplificar e profissionalizar a publicação científica no modelo de acesso aberto. Está planejado iniciar o projeto em 1º de abril de 2025 e implementá -lo até março de 2026. O objetivo desta iniciativa é criar uma plataforma amigável que permita aos pesquisadores formatar e estabelecer seu trabalho com mais eficiência.

O aplicativo de código aberto OS-APS é desenvolvido ainda nesse contexto e deve estar posteriormente disponível como uma plataforma testada para vários periódicos. No centro do projeto está o projeto piloto da revista "Movimento", que lida com a pesquisa crítica da migração. Os pesquisadores se beneficiam do software investindo menos tempo na publicação, enquanto ao mesmo tempo a visibilidade e a descoberta de seu trabalho é melhorada.

Acessibilidade e acessibilidade

O modelo de acesso aberto oferece acesso gratuito à literatura científica na Internet, pela qual os direitos autorais dos autores são preservados. Os leitores podem ler, baixar, baixar e fazer cópias particulares sem barreiras financeiras ou técnicas. Ao mesmo tempo, os autores mantêm os direitos de suas obras. Essa estratégia não apenas apóia a visibilidade das publicações, mas também promove a disseminação de conhecimento e inovação. As publicações de acesso aberto têm mais visibilidade em comparação com as formas tradicionais e também são citadas com mais frequência, como enfatiza a Universidade de Göttingen.

Em 2025, a Universidade de Göttingen aprovou uma política de acesso aberto atualizado, destinado a promover significativamente o acesso aos resultados da pesquisa. Essa nova política substituirá os regulamentos anteriores de 2005 e 2016. O apoio cruzado -institucional recebe acesso aberto de organizações como a Fundação de Pesquisa Alemã e a Comissão Europeia, que são cada vez mais importantes.

financiamento e financiamento

O financiamento das publicações de acesso aberto é frequentemente por meio de um autor paga modelo no qual os autores pagam publicação pela publicação. Essas taxas podem ser encontradas no site das revistas ou no Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ). Muitas revistas de acesso aberto são operadas por sociedades especializadas ou instituições de pesquisa e, portanto, geralmente são gratuitas para autores e leitores.

O Sub Göttingen não apenas oferece conselhos sobre acesso aberto, mas também gerencia fundos de publicação que promovem o acesso aberto e cobrem parcialmente os custos de publicação. As opções internacionais também são usadas, como reembolso de custos por organizações como o Wellcome Trust. O compromisso dessas instituições mostra que o acesso aberto é cada vez mais considerado como o padrão para pesquisas financiadas publicamente.

No final do projeto Sub Göttingen, haverá uma plataforma que impulsiona a acessibilidade, acessibilidade, acessibilidade e arquivamento a longo prazo do trabalho científico e, assim, promove uma boa comunicação orientada sustentável e comum na ciência na ciência

Details
OrtGöttingen, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)