Greta Thunberg: Os ativistas partiram para a ajuda de Gaza!
Greta Thunberg: Os ativistas partiram para a ajuda de Gaza!
Com o navio à vela "Madleen", os ativistastomaram a faixa de Gaza hoje para trazer suprimentos de socorro urgentemente necessários para a região. A bordo está a bem conhecida ativista do clima sueco Greta Thunberg, que, além de seu compromisso com a proteção climática, também está em campanha pela situação humanitária dos palestinos. O navio deixou seu porto em Catania, na Sicília, e quer atravessar o bloqueio da faixa de Gaza através de Israel, chamar a atenção internacional para a situação precária na região e fornecer apoio na forma de comida para bebês e bens médicos, relatório rp-online.de .
O grupo consiste em um total de doze ativistas de diferentes países, incluindo personalidades proeminentes, como a MP Rima Hassan e o advogado palestino-americano Huwaida Arraf. Greta Thunberg não é a única celebridade a bordo; O ator Liam Cunningham, conhecido em "Game of Thrones", também está comprometido com as preocupações humanitárias na região. Esta missão representa a segunda tentativa da Freedom Flotilha Coalition (FFC) de alcançar Gaza após sua tentativa anterior devido a um ataque de drones em que Israel é atribuído a falhar.
Emergência humanitária na faixa de Gaza
A localização humanitária na faixa de Gaza se deteriorou dramaticamente nos últimos meses. Segundo relatos, as Nações Unidas e várias organizações humanitárias alertam que cerca de um quarto da população está em uma "fome catastrófica, desnutrição aguda, fome, doença e situação de morte". A Guerra de Gaza está em andamento há mais de um ano e meio depois que um massacre foi cometido pelo Hamas em Israel em 7 de outubro de 2023. O próprio Israel relaxou parcialmente o bloqueio de comida e medicamentos nas últimas semanas, mas apenas em uma extensão muito limitada. Muitos são criticados por muitos como inadequados, porque a situação nas estações de entrega auxiliar é caótica, como um incidente mostra que havia várias pessoas mortas e feridas, enquanto milhares de palestinos tentam obter ajuda.
Em uma explicação conjunta, os representantes da Euhen Kaja Kallas, Dubravka Šuica e Hadja Lahbib expressaram sua preocupação com o bloqueio contínuo. Eles pediram a Israel para permitir a ajuda humanitária imediatamente e alertaram o risco de fome que se espalha devido aos meses da escassez de alimentos. Toneladas de bens de socorro na fronteira estão aguardando 2,2 milhões de pessoas que sofrem de condições extremas há dois meses.
contexto político e humanitário
O FFC explica que sua iniciativa é uma ajuda humanitária e um protesto contra o bloqueio israelense. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou avisos renovados de que a situação nutricional poderia rapidamente ficar fora de controle se o bloqueio não for levantado. The EU has also expressed concern that humanitarian aid should not be politicized or used as an instrument of war, which in contradiction to the principles of humanitarian international law should be emphasized Germany.revreSation.ec.europa.eu .
Durante toda a sua carreira, Thunberg apontou repetidamente as conexões entre a crise climática, as injustiças sociais e os conflitos. Sua declaração sobre a situação atual na faixa de Gaza é seguida com grande interesse, tanto por apoiadores quanto críticos de sua atitude. A missão do "Madleen" poderia ajudar a se concentrar nas necessidades humanitárias das pessoas em Gaza e a aumentar a pressão internacional sobre Israel para acabar com o bloqueio.Details | |
---|---|
Ort | Gaza, Palästinensische Gebiete |
Quellen |
Kommentare (0)