Reforma da pensão: mais trabalho para menos pensão - os especialistas alertam!
Reforma da pensão: mais trabalho para menos pensão - os especialistas alertam!
Deutschland - O debate sobre a reforma da pensão na Alemanha está aumentando depois que Clemens Fuest, presidente do Instituto IFO, pediu uma reforma fundamental no programa "Münchner Runde". Suas demandas resultam em críticas amplas, em particular de associações sociais como a Associação Social da Alemanha (SOVD), que descreve suas propostas como "irrealidade e socialmente injusta". Fuest defende que os alemães devem funcionar por mais tempo e também sugere aumentar a idade da aposentadoria e diminuir a pensão. Ele alerta que as pensões futuras não podem mais aumentar tanto quanto os salários, que questionam toda a estrutura da pensão.
Atualmente, o limite de idade padrão para pessoas nascidas de 1º de janeiro de 1964 é de 67 anos. No entanto, Fuest critica que uma maior idade de aposentadoria é particularmente injusta para as pessoas com uma expectativa de vida mais baixa. A colega Christiane Benner, presidente da IG Metall, rejeitou esse argumento e enfatizou que a idade de aposentadoria era problemática para 25% dos funcionários. Esta discussão sobre a idade de aposentadoria é realizada contra o pacote de pensões II, que foi decidido pelo gabinete federal no final de maio de 2025 para estabilizar o nível de pensão a longo prazo e garantir o financiamento da pensão em vista da mudança demográfica.
Estrutura de pensão e condições de estrutura legal
O seguro de pensão estatutário, introduzido em 1889, é a principal fonte de sua renda para muitos idosos. De acordo com as estatísticas atuais, 92% dos idosos e 88% da pensão idosa em 2019. Para lidar com o crescente número de aposentados em uma queda no relacionamento com os contribuidores, a idade de aposentadoria é gradualmente aumentada para 67 anos, até 2031. Novo limite de idade em etapas de 2 meses de 1959.
A aposentadoria antecipada é possível, mas leva a descontos. Vários fatores, como saúde, situação privada e profissional, podem ser cruciais aqui. No caso de uma referência precoce de pensão, por exemplo, é feita uma redução de 3,6% ao ano. Além disso, um aumento no início da pensão após a idade regular é recompensado com uma sobretaxa de 0,5% ao mês.
Crítica e desafios
As críticas às propostas de reforma ilustram a discordância dentro do governo do semáforo e entre as associações sociais. O BDA, em particular, alerta sobre os possíveis custos adicionais de 500 bilhões de euros nos próximos 20 anos e também exige um aumento na idade da aposentadoria. Ao mesmo tempo, Ines Schwerdtner, líder do partido da esquerda, expressa ceticismo em relação às propostas do Ministro do Trabalho Bärbel Bas (SPD), que prevê uma expansão dos pagamentos de contribuição dos políticos e dos trabalhos auto -empregados para o fundo de pensão.
Se e como é bem -sucedido durante a mudança demográfica para proteger as pensões permanentemente. A mudança demográfica já mostra os primeiros efeitos, uma vez que o número de mais de 65 anos crescerá para pelo menos 22,7 milhões até 2040. Enquanto as pensões continuam continuando sendo a principal fonte de renda na velhice, muitos idosos são afetados pela pobreza de idade, cuja taxa foi entre os mais de 65 anos de 1% em 2022. As reformas planejadas devem ser seguidas agora.
Details | |
---|---|
Ort | Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)