Onda de calor sobre a Saxônia-Anhalt: ameaça 40 graus na quarta-feira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Altmarkkreis Salzwedel enfrenta temperaturas extremas de até 40 graus e avisos meteorológicos no dia mais quente do ano.

Der Altmarkkreis Salzwedel steht vor extremen Temperaturen bis zu 40 Grad und Wetterwarnungen am heißesten Tag des Jahres.
O Altmarkkreis Salzwedel enfrenta temperaturas extremas de até 40 graus e avisos meteorológicos no dia mais quente do ano.

Onda de calor sobre a Saxônia-Anhalt: ameaça 40 graus na quarta-feira!

Depois de um início de semana tempestuoso, enfrentamos agora uma onda de calor que poderá ser considerada a mais quente do ano. O Serviço Meteorológico Alemão temperaturas esperadas acima de 38 graus na quarta-feira, localmente até 40 graus são possíveis. As regiões do distrito de Harz e Altmark são particularmente afetadas, onde também são esperadas rajadas de força 2 na escala de quatro estágios.

Enquanto os meteorologistas se preparam para os próximos recordes, há preocupações com a saúde devido ao calor intenso. As noites tropicais que nos acompanham nesta época trazem temperaturas noturnas superiores a 20 graus. Nas zonas urbanas, os grupos vulneráveis, como os idosos e os doentes crónicos, precisam de se proteger, especialmente das consequências das altas temperaturas. As estatísticas mostram que cerca de 28.000 mortes por calor são registadas na Europa todos os anos, e a tendência está a aumentar.

Uma mudança no tempo está à vista

A onda de calor começa na quarta-feira e será acompanhada por uma alteração do tempo na quinta-feira, que nos trará algumas nuvens e possivelmente chuva. Para a noite de quinta-feira são esperadas trovoadas e temperaturas entre 20 e 17 graus. Na sexta-feira o tempo será misto, mas também claro, com temperaturas máximas de 21 graus. No sábado, a população de Colônia poderá finalmente esperar novamente as temperaturas de meados do verão, que chegarão a 30 graus, antes que o domingo traga temperaturas semelhantes.

Uma olhada na situação climática dá uma ideia de por que a onda de calor é tão extrema. A alta pressão estável garante que as massas de ar mais frias sejam bloqueadas e, em vez disso, o calor seco do Norte de África atinja a região. No início de julho, muitas regiões da Alemanha reportavam temperaturas acima dos 35 graus. Estas condições climáticas não são novas: os últimos anos já nos deixaram claro que as alterações climáticas estão a aumentar a frequência e a intensidade destas ondas de calor.

Onda de calor e suas consequências

A definição de onda de calor é fácil de explicar: pelo menos três dias consecutivos acima dos 30 graus, sem um dia abaixo dos 25 graus. E não é por acaso que em alguns lugares a marca dos 40 graus já foi ultrapassada. O Serviço meteorológico ainda relata que várias cidades da Alemanha quebraram o recorde anual de temperatura.

Tendo em conta este contexto, é particularmente importante proteger-se bem no calor extremo. As temperaturas da água no Mediterrâneo estão mais altas do que nunca e o abastecimento de água potável também deve satisfazer a procura crescente. Dicas para se manter seguro em altas temperaturas incluem evitar a luz solar direta, beber muitos líquidos e manter a casa fresca. Especialmente nas zonas urbanas, onde a mortalidade é mais elevada durante as ondas de calor, as pessoas devem prestar atenção aos seus vizinhos e àqueles que estão particularmente em risco.

Em resumo, pode-se dizer que o próximo período será caracterizado por calor extremo. Se você se preparar para o calor em tempo hábil e estiver bem preparado, esperamos conseguir sobreviver melhor aos próximos dias e também aproveitar o lado ensolarado do clima.