Escassez de água em Baden-Württemberg: proibições de irrigação afetam muitas áreas
No Altmarkkreis Salzwedel, há proibição de despejar água de poço durante o dia desde 23 de junho de 2025, a fim de combater a escassez de água.

Escassez de água em Baden-Württemberg: proibições de irrigação afetam muitas áreas
O sol bate impiedosamente e as temperaturas ultrapassam os 30 graus – o verão de 2025 será o mais quente em toda a Alemanha. Mas a alegria do bom tempo é ofuscada por uma evolução preocupante: já estão em vigor proibições de rega em muitas regiões devido à seca contínua. Então relatado Notícias de Estugarda que o distrito de Esslingen, em particular, proibiu a retirada de água de rios, lagoas e lagos até 31 de agosto.
A situação é preocupante. Cada vez mais círculos estão seguindo o exemplo para neutralizar a queda dos níveis de água nos corpos d'água. Em Estugarda, por exemplo, a extracção em águas públicas só é permitida mediante autorização e quem não a cumprir deverá ser multado. Regulamentos semelhantes também se aplicam no distrito de Böblingen, onde a proibição se aplica de junho até o final de setembro. Estas medidas chegaram também à Renânia do Norte-Vestefália: já foram impostas restrições no distrito de Rhein-Sieg e em Bona.
Retirada de água restrita na Saxônia-Anhalt
A Saxônia-Anhalt também não foi poupada desta seca. Aqui, os municípios já fizeram regulamentações abrangentes em relação à captação de água. No A voz do povo diz que a retirada de água no Altmarkkreis Salzwedel e em outros distritos para fins de irrigação é proibida durante o dia. As cidades de Burg, Gommern e Genthin, em Jerichower Land, proibiram a irrigação, enquanto em Dessau-Roßlau, a irrigação de jardins e campos desportivos é restrita de julho a setembro. Uma proibição geral de irrigação também se aplica no distrito de Mansfeld-Südharz entre 8h e 18h.
O aumento das temperaturas superiores a 35 graus também significa que a rega em regiões sem proibição só ocorre de manhã cedo ou à noite. Há um foco crescente na retirada de água de rios, lagos e riachos, à medida que os níveis de água permanecem alarmantemente baixos. O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) relata que esta seca é a pior desde 1931, e isto também está a afectar a humidade do solo, que é gravemente afectada em muitas partes da Alemanha.
Antecedentes e perspectivas
As alterações climáticas também estão a mostrar os seus efeitos aqui: assim Agência Federal do Meio Ambiente mostra que as chuvas na Alemanha caíram drasticamente nos últimos meses. Março de 2025 foi o sexto mais seco desde 1881, o que tem um enorme impacto na agricultura e no desenvolvimento vegetativo. Os agricultores, em particular, olham para os campos secos com preocupação porque a irrigação sustentável está a tornar-se cada vez mais complicada.
Para conservar os recursos hídricos, é necessário o uso cuidadoso da água. A Estratégia Nacional da Água pretende garantir o uso sustentável da água. Os cidadãos são aconselhados a prestar atenção ao essencial ao regar os seus jardins e a escolher horários adequados para poupar recursos valiosos.
O desenvolvimento continua entusiasmante – mais do que nunca temos de nos perguntar como podemos lidar com a escassez de água. Só se todos agirmos com sabedoria e responsabilidade poderemos talvez escapar à crise hídrica.