Aviso de algas verde-azuladas! Nadar na Saxônia agora é perigoso para todos!
Anhalt-Bitterfeld alerta sobre algas verde-azuladas nas águas balneares. As altas temperaturas aumentam os riscos para a saúde. O banho não é recomendado.

Aviso de algas verde-azuladas! Nadar na Saxônia agora é perigoso para todos!
As altas temperaturas estão causando sentimentos contraditórios este ano porque além de trazerem um clima de verão, também têm suas desvantagens, principalmente para quem gosta de nadar. Na Saxónia, Saxónia-Anhalt e Turíngia, numerosas massas de água foram afectadas nos últimos dias por uma elevada concentração de algas verde-azuladas, o que afecta significativamente a qualidade das águas balneares. A situação levou a alertas de várias autoridades de saúde e gabinetes distritais desaconselhando a natação em águas afectadas. Por exemplo, o Deetzer Teich e o Muldestausee no distrito de Anhalt-Bitterfeld são afetados; Aqui as autoridades desaconselham fortemente a natação, mas também se deve ter cuidado no reservatório de Bleiloch, perto de Schleiz, pois há suspeita de uma possível infestação de algas verde-azuladas, como é o caso Jornal Borken relatado.
Uma olhada na barragem de Bautzen mostra que ela tem enfrentado esse problema desde o início de julho. Algas azuis e verdes também se instalaram na barragem de Koberbach, no distrito de Zwickau, o que levou as autoridades de saúde responsáveis a desaconselhar a natação. Há razões para isso, pois o contato com algas verde-azuladas pode causar náuseas, diarreia e até vômitos. Há também alertas para animais que correm sério risco ao tomar banho ou beber em águas contaminadas – esse risco não afeta apenas cães, mas também outros animais, como bovinos e suínos. MDR mostra.
Particularmente preocupante para crianças e idosos
Os riscos para a saúde são particularmente elevados para as crianças, os idosos e as pessoas com sistema imunitário enfraquecido, que podem sofrer os efeitos negativos das algas verde-azuladas. Irritações na pele, nas mucosas e nos olhos são apenas alguns dos efeitos colaterais desagradáveis que podem ocorrer. Mesmo quem deseja apenas aproveitar os lagos para nadar deve ter cautela e levar a sério possíveis sintomas como náuseas, irritação na pele ou problemas respiratórios. Neste contexto, a recomendação Farmácia olhe ao redor, tomar um banho completo após tomar banho em águas potencialmente afetadas.
Com um pouco de sorte, as temperaturas moderadas poderão conter a proliferação de algas verde-azuladas. O Serviço Meteorológico Alemão prevê temperaturas elevadas de mais de 30 graus para os próximos dias. Nesta situação, no entanto, as pessoas permanecem de guarda na piscina natural de Mockritz, em Dresden: ali há um número crescente de cercárias, que também podem representar riscos para a saúde. Essas pequenas larvas, que afetam principalmente as aves aquáticas, podem causar “dermatite do banho”, que para muitos banhistas está associada a vergões vermelhos e com coceira. Por isso, a piscina natural permanecerá fechada na quinta e sexta-feira enquanto as operadoras planejam medidas de combate a esses vermes.
Assim, a população de Colónia, bem como as outras pessoas afectadas, não tem outra escolha senão esperar e informar-se adequadamente para poder desfrutar de um verão tranquilo - porque as algas verde-azuladas muitas vezes desaparecem novamente assim que temperaturas mais frias ou chuva entram em cena. Até então, porém, é importante ter cuidado e atenção ao tomar banho, para que a diversão do banho não se torne um risco à saúde.