Perigo de incêndio em Halle: Os bombeiros combatem as chamas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2 de julho de 2025, temperaturas extremas causaram um incêndio em Anhalt-Bitterfeld. Mais de 50 bombeiros estão de plantão.

Am 2. Juli 2025 verursachten extreme Temperaturen in Anhalt-Bitterfeld einen Feldbrand. Über 50 Feuerwehrmänner sind im Einsatz.
Em 2 de julho de 2025, temperaturas extremas causaram um incêndio em Anhalt-Bitterfeld. Mais de 50 bombeiros estão de plantão.

Perigo de incêndio em Halle: Os bombeiros combatem as chamas!

A uma temperatura sufocante de 38 graus Celsius, um incêndio eclodiu em Landsberg, perto de Spickendorf e Petersdorf, no dia mais quente do ano. Alto MZ O fogo rapidamente se espalhou por mais dois campos e avançou perigosamente em direção à aldeia. Mais de 50 bombeiros estão atualmente em grande escala para impedir o desastre iminente, que provavelmente foi causado por faíscas de uma colheitadeira.

A situação em Landsberg é preocupante. Já ocorreram 34 incêndios aqui este ano, incluindo sete incêndios em vegetação. Com o incidente atual, o número de incêndios florestais e de campo aumentou para o nível de todo o ano anterior. No ano passado registaram-se pelo menos 34 incêndios, tendo o pico na região ocorrido em 2018 e nos anos seguintes com até 42 incêndios por ano.

Os níveis de alerta de incêndios florestais estão aumentando

O actual nível de alerta de incêndios florestais é particularmente alarmante: o nível 4 foi declarado para Halle e o distrito de Saale, enquanto os distritos vizinhos já atingiram o nível de alerta mais elevado de 5. Dölauer Heide, a maior área florestal de Halle, está particularmente em risco devido a uma elevada proporção de madeira de coníferas e à grande quantidade de madeira morta. Para controlar os incêndios, foram realizados grandes exercícios anuais de combate aos incêndios na vegetação em Halle há dois anos. Os cursos de formação também são realizados regularmente para garantir que os serviços de emergência estejam perfeitamente preparados.

Para apoiar ainda mais o combate a incêndios, a cidade de Landsberg adquiriu um novo carro de bombeiros com um impressionante tanque de 9.000 litros. Isto demonstra um planeamento futuro, que é essencial numa altura em que os incêndios florestais se tornam mais comuns devido às alterações climáticas. Estatista salienta que a Alemanha tem sido cada vez mais afetada por incêndios florestais nos últimos anos, especialmente devido a longos períodos de seca e calor.

Apelo à população

Nesta grave situação, os agricultores e caminhantes são chamados a agir com consideração. Fogueiras abertas e lixo deixado descuidadamente podem ter consequências fatais e agravar ainda mais a situação já tensa. O corpo de bombeiros aconselha fortemente que você tome todas as medidas de precaução. Todos podem ajudar a prevenir incêndios.

A consciência do perigo dos incêndios florestais e de vegetação não deve ser tomada de ânimo leve. Mesmo que o número de incêndios florestais na Alemanha em 2023 tenha sido significativamente menor em comparação com o ano anterior, como Weatherhazards.de relatados, a ameaça de perda de terras relacionada com o fogo e os impactos negativos associados ao ambiente e à saúde pública permanecem.

Nos últimos anos, mais de 1.200 hectares de área florestal em toda a Alemanha foram destruídos por incêndios, sendo mais de 3.000 hectares em 2022 o valor mais elevado dos últimos 30 anos. Os incêndios florestais não são apenas uma ameaça para a flora e a fauna, mas também para as pessoas da região.

Num clima cada vez mais caracterizado por condições meteorológicas extremas, é absolutamente necessário tomar medidas para prevenir futuros incêndios e optimizar a utilização dos recursos existentes.