Vacinação de passageiros: cortes no S-Bahn a partir de dezembro de 2025 colocam a mobilidade em risco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A partir de dezembro de 2025 haverá cortes na rede S-Bahn Anhalt-Bitterfeld, afetando os passageiros e ligações importantes.

Ab Dezember 2025 kommt es zu Kürzungen im S-Bahn-Netz von Anhalt-Bitterfeld, betroffen sind Pendler und wichtige Verbindungen.
A partir de dezembro de 2025 haverá cortes na rede S-Bahn Anhalt-Bitterfeld, afetando os passageiros e ligações importantes.

Vacinação de passageiros: cortes no S-Bahn a partir de dezembro de 2025 colocam a mobilidade em risco!

A partir de dezembro de 2025, os passageiros da Saxônia-Anhalt enfrentarão grandes mudanças na rede S-Bahn. Os ajustamentos necessários são uma reacção ao aumento dos custos e à falta de fundos nos transportes locais. Os passageiros provenientes do sul da Saxónia-Anhalt, em particular, têm de estar preparados para restrições consideráveis A voz do povo relatado.

As linhas mais afetadas dizem respeito à área em torno de Halle, Bitterfeld e do aeroporto de Leipzig/Halle. A ligação Halle – Leipzig permanecerá em vigor, mas nem todas as linhas e viagens continuarão. A partir de dezembro, o S2 só funcionará de Bitterfeld via Delitzsch e da Feira Comercial de Leipzig até Leipzig-Connewitz. Para os viajantes de Bitterfeld, isso significa tempos de transferência mais longos. Em Borna, o serviço noturno de 30 minutos também será reduzido para um serviço de hora em hora.

Horários e horários alterados

O S3 permanecerá intacto, mas será estendido para Geithain, o que levará a alterações nos horários de viagem dos passageiros de Halle. A conexão Halle-Leipzig/Halle Aeroporto permanece com as linhas S5 e S5X, mas aqui também pode haver alterações nos horários de partida. Os novos horários já provocaram protestos em Markkleeberg, Borna e na zona sul de Leipzig. Uma petição intitulada “Não desmatamento na rede S-Bahn em Markkleeberg e Borna” foi iniciada e já recolheu milhares de assinaturas.

Segundo os críticos, a acessibilidade de paragens importantes como Markkleeberg, Großstädteln e Gaschwitz não é garantida de forma adequada. No futuro, apenas uma linha S-Bahn irá parar em Markkleeberg, enquanto três linhas estavam anteriormente disponíveis.

Causas e soluções

As reduções não são isoladas, mas reflectem um problema nacional. Em vários estados federais, incluindo a Baixa Saxónia e a Renânia do Norte-Vestefália, os cortes nos transportes públicos locais também estão a ser examinados devido a estrangulamentos financeiros. Em Schleswig-Holstein, entre outras coisas, trens amplificadores e conexões fora dos horários de pico não estão mais disponíveis. O Ministro dos Transportes do Estado, Claus Ruhe Madsen, disse que embora estes cancelamentos tenham sido dolorosos, afectaram apenas uma pequena percentagem de todas as ligações. Jornal do sul da Alemanha relatado.

O aumento dos custos, especialmente de pessoal e materiais, agravou ainda mais a situação. O custo por quilómetro de comboio aumentou mais de 250% desde 2014 até hoje, enquanto as receitas provenientes da venda de bilhetes caíram drasticamente, especialmente desde a introdução do Deutschland Ticket. Isto significa que mais de 6.300 passageiros em Markkleeberg serão afetados pelos novos horários. Os iniciadores da petição pedem que os cortes planeados sejam revertidos e que o calendário na zona sul de Leipzig seja ajustado.

Os veículos modernos Siemens Mireo estão programados para entrar em uso a partir de dezembro de 2026, e a implementação completa da nova rede MDSB2025plus também está programada para esta data. No longo prazo, dependendo das condições financeiras, poderá haver ampliação da oferta. No entanto, estas incertezas não tornam o futuro do transporte público menos precário.