Heróis do mercado de Natal: Johanniter e DRK homenageados em ação!
No dia 7 de outubro de 2025, o Johanniter em Magdeburg homenageou os seus serviços de emergência pelos seus esforços corajosos após o ataque ao mercado de Natal em 2024.

Heróis do mercado de Natal: Johanniter e DRK homenageados em ação!
Em 20 de dezembro de 2024, um ataque abalou o mercado de Natal de Magdeburg. A situação era caótica e quase 100 serviços de emergência de Johanniter compareceram rapidamente para ajudar. Cerca de dez meses depois, em 7 de outubro de 2025, esses bravos ajudantes foram homenageados na Chancelaria do Estado de Magdeburg. A Dra. Tamara Zieschang, Ministra do Interior e do Desporto na Saxónia-Anhalt, esteve no local e agradeceu aos Johanniters pela sua acção rápida e profissional numa situação extremamente desafiadora. “Seu compromisso foi inestimável nesta situação confusa”, disse Zieschang, enquanto os ajudantes recebiam como prêmio uma moeda comemorativa especialmente cunhada. O presidente do Parlamento Estadual, Dr. Gunnar Schellenberger, teve que cancelar devido a doença, mas isso não afetou o evento.
Os Johanniters também foram apoiados por 26 voluntários da Cruz Vermelha Alemã (DRK), vindos de diversas profissões, incluindo professores, zeladores e estudantes. Sascha Paasche, um ajudante da DRK, descreveu a situação como uma “emergência” e “pior do que o esperado”. Philipp Barnebeck, também ajudante, disse que as circunstâncias eram intimidantes. Juntamente com mais de 500 outros serviços de emergência, incluindo bombeiros e capelães de emergência, trabalharam para cuidar dos feridos e levá-los aos hospitais.
Esforços conjuntos em tempos de crise
Os serviços de emergência DRK e Johannitern conseguiram tratar todos os feridos em menos de cinco horas. Graças à sua rotina e aos exercícios que realizaram anteriormente, estavam bem preparados, embora reconhecidamente não tivessem feito exercícios de tão grande escala. Em vez disso, realizaram regularmente pequenos exercícios com outras organizações de ajuda, a fim de estarem preparados para emergências.
Os Johanniter, que estavam entre os serviços de emergência neste dia memorável, 20 de dezembro de 2024, necessitaram posteriormente de cuidados pastorais. Após a missão, mais de 40 ajudantes procuraram apoio para ajudá-los a aceitar o que tinham vivido. Esta realidade realça o quão desafiante e emocionalmente desgastante é o trabalho na linha da frente. O agradecimento aos ajudantes não foi, portanto, apenas um gesto formal, mas também um sinal de apreço e respeito pelas mulheres e homens que dão o seu melhor nestas situações de crise e muitas vezes ultrapassam os seus limites.
São momentos como estes que colocam em primeiro plano a vontade e os esforços incansáveis das organizações humanitárias. Magdeburg não só perdeu, mas também ganhou - através da solidariedade e coragem dos seus trabalhadores humanitários.