Líder estadual da CDU, Schulze: Nenhuma cooperação com a AfD é permitida!
Na Saxónia-Anhalt, a CDU liderada por Sven Schulze prepara-se para as eleições estaduais de 2026, enquanto a AfD ganha esferas de influência.

Líder estadual da CDU, Schulze: Nenhuma cooperação com a AfD é permitida!
Um ano político emocionante está a preparar-se na Saxónia-Anhalt. No dia 10 de agosto de 2025, a CDU definirá formalmente o rumo das próximas eleições estaduais. O atual primeiro-ministro Reiner Haseloff não será mais o candidato principal; em vez disso, o Ministro da Economia e líder estadual da CDU, Sven Schulze, de 46 anos, liderará o partido nas eleições. Este relatório fr.de.
A situação é tensa. A AfD pretende participar pela primeira vez no governo e possivelmente no seu primeiro primeiro-ministro na Saxónia-Anhalt. Nas últimas eleições federais, o partido ultrapassou a marca de 37% e conseguiu conquistar todos os mandatos diretos. Schulze enfrenta agora o desafio de impedir que a AfD chegue ao poder, pois isso poderia ter consequências de longo alcance para a política escolar, a polícia, a justiça e o apoio cultural na Saxónia-Anhalt.
Frentes políticas em transição
A luta política entre a CDU e a AfD intensificou-se. As pesquisas actuais mostram que ambos os partidos estão em torno de 30 por cento e, portanto, enfrentam um futuro incerto no parlamento estadual. Uma aliança sem a AfD é absolutamente necessária se se quiser contrariar os desenvolvimentos dos últimos anos. Sven Schulze já deixou claro que descarta a cooperação com a AfD. Esta atitude corresponde à de Haseloff, que está à frente do país desde 2011 e é conhecido por não permitir que a AfD assumisse a responsabilidade governamental Funk alemã.
Olhando para trás, Haseloff foi um mestre do compromisso quando liderou uma coligação negra-vermelha de 2011 a 2016 e mais tarde iniciou alianças governamentais com o SPD e os Verdes. No entanto, o cenário político mudou agora e uma coligação sem a AfD pode revelar-se difícil, uma vez que a Esquerda e o BSW podem não ser suficientes para formar um governo. Teoricamente, a CDU também teria de se voltar para a esquerda, com a qual tem uma decisão de incompatibilidade.
O desafio dos votos
Na Saxónia-Anhalt, as frentes entre a CDU e a AfD estão claramente definidas. Mas, segundo relatos, há vozes dentro da CDU que querem trabalhar com a AfD. Isto poderia apresentar a Schulze problemas adicionais que ele não pode ignorar. Ulrich Siegmund, o principal candidato da AfD, tem ligações com grupos extremistas de direita e uma potencial tomada do poder poderia pôr em perigo a coesão social na Saxónia-Anhalt Tempo on-line.
As próximas eleições não oferecem apenas uma oportunidade para a reorganização política, mas também um desafio para Schulze e toda a CDU manterem o rumo e manterem a influência da AfD sob controlo. O tempo está a esgotar-se e a votação deve ser abordada com cuidado, a fim de garantir a paz social na Saxónia-Anhalt.