Celebração do Dia da Unidade Alemã: Ludwigshafen e Dessau unidos!
Em 3 de outubro de 2025, Dessau-Roßlau celebrará sua geminação com Ludwigshafen no Dia da Unidade Alemã.

Celebração do Dia da Unidade Alemã: Ludwigshafen e Dessau unidos!
3 de outubro de 2025 é um dia importante para muitas pessoas na Alemanha, especialmente em Dessau-Roßlau e Ludwigshafen. As bandeiras da cidade, Saxônia-Anhalt e Ludwigshafen tremulam em frente à prefeitura de Dessau-Roßlau. Uma razão para o clima festivo? 32 idosos de Ludwigshafen viajaram para celebrar juntos o Dia da Unidade Alemã. Esta tradição faz parte da longa e bem-sucedida geminação de cidades entre Ludwigshafen e Dessau, lançada em março de 1988, 20 meses antes da reunificação da Alemanha. Durante este período, Helmut Kohl e Erich Honecker foram os iniciadores da parceria, cujo objetivo era ultrapassar a fronteira interna da Alemanha através de encontros humanos e fazer amigos.
Não é por acaso que as trocas entre estas cidades têm se tornado cada vez mais intensas ao longo dos anos. Após a reunificação em 1989, a ligação tornou-se ainda mais estreita, porque Ludwigshafen apoiou Dessau na criação da sua administração após a reunificação em 1990. Em 2007, as cidades de Dessau e Roßlau fundiram-se para formar a cidade gémea independente de Dessau-Roßlau, o que levou a um novo acordo de parceria em 2008 que teve esta fusão em consideração. Repetidamente, turmas escolares, clubes e especialmente delegações seniores aventuram-se entre as duas cidades, a fim de fortalecer e expandir as relações existentes.
Troca e suporte regulares
Mas não são apenas os idosos que gostam das visitas regulares; Os corpos de bombeiros das duas cidades também mantêm um intenso intercâmbio. Durante as enchentes em Dessau, por volta de 2002 e 2013, o corpo de bombeiros de Ludwigshafen ajudou ativamente e veio apoiar seus colegas. Ralf Student, representante da geminação de cidades, sublinha a importância destes encontros - não são apenas uma grande oportunidade para ultrapassar diferenças culturais, mas também uma oportunidade para nos apoiarmos mutuamente em tempos difíceis. Como destaque especial, os idosos passaram a assinar oficialmente o livro de visitas da cidade, que simboliza a parceria.
Ludwigshafen não está apenas ligada a Dessau-Roßlau, mas também tem muitas outras parcerias com cidades da Europa, Ásia e EUA. Por exemplo, em Antuérpia, onde está localizada a maior filial estrangeira da BASF; ou em Gaziantep, uma metrópole económica em ascensão na Turquia, que é parceira oficial desde 2009. Estas parcerias não se baseiam apenas em interesses económicos, mas também promovem o diálogo intercultural e a amizade entre as pessoas.
Uma rede internacional
No total, os municípios alemães mantêm cerca de 6.500 parcerias municipais em todo o mundo. Cerca de 2.200 destas ligações existem apenas com locais em França. Um olhar para a história mostra que a primeira geminação oficial de cidades entre Kiel e Sonderburg foi concluída em 1925. O que é particularmente impressionante é que Colónia ocupa a primeira posição na Alemanha com 24 parcerias. A diversidade de parcerias é um sinal de intercâmbio internacional e de vontade de fazer amigos além-fronteiras.
Neste sentido, o Dia da Unidade Alemã não é apenas uma ocasião de celebração, mas também uma oportunidade para homenagear e fortalecer os laços de amizade entre cidades como Ludwigshafen e Dessau-Roßlau.