Alarme de gato grande em Geiseltalsee: Puma causa excitação na Saxônia-Anhalt!
A polícia procura puma na Saxônia-Anhalt: os avistamentos em Geiseltalsee são alarmantes e levam a alertas para os residentes.

Alarme de gato grande em Geiseltalsee: Puma causa excitação na Saxônia-Anhalt!
Um surpreendente alarme de predador está causando agitação na Saxônia-Anhalt. Uma busca está em andamento na área ao redor de Geiseltalsee por um predador identificado pelos moradores e pela polícia como um puma. De acordo com fr.de, o animal foi avistado pela primeira vez na noite de sexta-feira, 13 de junho, quando um vídeo documentou seus movimentos. Um segundo avistamento do animal potencialmente perigoso ocorreu pouco depois.
As autoridades estão particularmente preocupadas, tendo emitido uma mensagem de alerta através da aplicação NINA desde segunda-feira, 16 de junho, apelando à população para não se aproximar do animal e evitar prados e florestas. A chefe da Ordem Pública, Sabine Faulstich, reiterou que o vídeo era autêntico e que a possibilidade de uma visita de um puma deve ser levada a sério.
Pesquisa intensiva e instruções de segurança
A polícia e os bombeiros estão agora a utilizar vários meios, incluindo drones e um helicóptero, para encontrar o animal. No entanto, até agora não houve relatos de desaparecimento de um puma ou animal semelhante na área. Além disso, um bezerro astuto perto do lago está sendo examinado para determinar se está ligado ao predador. A situação lembra um incidente semelhante ocorrido no verão de 2023, quando uma leoa foi avistada perto de Berlim, que mais tarde se revelou ser um javali.
A população das comunidades envolventes é aconselhada a contactar o centro de controlo dos serviços de bombeiros e salvamento através do número 112, caso aviste o predador. Várias equipes estão atualmente em atividade para localizar o animal e, se possível, capturá-lo e anestesiá-lo.
Debate político e social
A busca pelo puma também gerou uma discussão sobre a manutenção de animais perigosos na Alemanha. Neste contexto, torna-se claro que animais exóticos, incluindo pumas, são mantidos como animais de estimação em muitos lares. [Echo24.de]. Isto leva a especulações sobre como este grande felino chegou à liberdade.
Na Saxónia-Anhalt não existem actualmente regulamentos especiais para a manutenção destes animais, o que é alvo de duras críticas no debate público. A organização de proteção animal Peta exige mesmo uma recompensa de 500 euros por informações que levem ao dono do animal. As considerações sociais reflectem-se no facto de não só os animais de estimação, como cães e gatos, serem populares na Alemanha, mas também existirem predadores perigosos em alguns agregados familiares.
Os acontecimentos em Geiseltalsee lançaram luz sobre os perigos e responsabilidades associados à criação de animais exóticos. Embora as autoridades se preocupem com a segurança do público, o paradeiro do puma permanece incerto e muitos esperam uma resolução rápida para este caso incomum e perturbador.