Escassez de mão de obra no Harz: os estrangeiros garantem o futuro da indústria hoteleira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A região de Harz sofre com uma escassez de mão-de-obra na indústria hoteleira e depende cada vez mais de trabalhadores qualificados estrangeiros para garantir o turismo.

Der Harz leidet unter Arbeitskräftemangel im Gastgewerbe, setzt zunehmend auf ausländische Fachkräfte zur Sicherung des Tourismus.
A região de Harz sofre com uma escassez de mão-de-obra na indústria hoteleira e depende cada vez mais de trabalhadores qualificados estrangeiros para garantir o turismo.

Escassez de mão de obra no Harz: os estrangeiros garantem o futuro da indústria hoteleira!

No pitoresco Harz, que atrai milhões de turistas e caminhantes todos os anos, existe um problema crescente que está a fazer fragilizar a infra-estrutura turística: a falta de trabalhadores. Para manter a oferta turística, muitos hotéis e restaurantes dependem cada vez mais de funcionários estrangeiros. Embora tenham sido registadas cerca de 8,12 milhões de dormidas no Harz em 2023, o recrutamento de trabalhadores locais é um verdadeiro desafio.

Alto Notícias38 A proporção de trabalhadores estrangeiros nas indústrias da restauração e hotelaria é superior à de outros sectores. A Agência de Imprensa Alemã confirma que as empresas dependem frequentemente de funcionários internacionais para manter operações em hotéis e restaurantes. A escassez de trabalhadores qualificados afecta em particular as zonas urbanas e rurais das montanhas Harz.

Trabalhadores qualificados estrangeiros são urgentemente necessários

A procura estende-se não só aos trabalhadores sazonais, mas também a profissionais qualificados, como chefs de cozinha. O foco está em cargos difíceis de preencher e, apesar destes esforços, a escassez de trabalhadores continua a ser um problema premente. A Associação de Turismo Harz relata as dificuldades em atrair trabalhadores alemães suficientes, o que só aumenta a dependência de trabalhadores estrangeiros.

As origens da força de trabalho são diversas. Nas ilhas da Frísia Oriental, como Borkum e Norderney, por exemplo, cada segundo funcionário da indústria hoteleira é estrangeiro. Os trabalhadores da Roménia, Polónia, Ucrânia e Vietname são particularmente populares aqui, como eles Yahoo Notícias relatório.

Desafios de recrutamento

Os requisitos de acesso para cidadãos de países terceiros são particularmente críticos. Não só têm de comprovar um contrato de trabalho, mas também competências linguísticas e ter as suas qualificações profissionais reconhecidas. O processo de visto pode levar vários meses, o que significa que muitas vezes as empresas simplesmente não conseguem abrir no início da alta temporada – um problema que ninguém deseja.

Além disso, estão a ser feitos esforços específicos para recrutar trabalhadores de Marrocos. O governo do estado estabeleceu uma parceria de migração laboral com a região de Tânger e os primeiros estagiários marroquinos já chegaram à indústria hoteleira. Esta iniciativa poderá ajudar a aliviar a escassez de mão-de-obra a longo prazo, bem como n-ag.de relatado.

Uma joia turística

O próprio Harz oferece um cenário impressionante com o seu parque nacional e uma das maiores paisagens florestais da Alemanha. Particularmente populares são os Brocken, conhecidos por sua atmosfera mística, e pelas grandes lendas que cercam o Local de Dança das Bruxas e a Muralha do Diabo. Apesar do turismo florescente, as empresas têm agora de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para atrair os trabalhadores necessários para manter esta localidade no seu esplendor turístico.

O Harz tem muito a oferecer, tanto para visitantes quanto para futuros funcionários. Mas sem o apoio necessário e trabalhadores qualificados, será um desafio manter estas belezas e a gastronomia no Harz.