Experimente Berta, A Mulher Kiepen: Histórias do Harz!

Experimente Berta, A Mulher Kiepen: Histórias do Harz!

Aegidienstraße 16, 37520 Osterode am Harz, Deutschland - Aqui em Osterode e Harz, há um evento emocionante: no sábado, 19 de julho de 2025, as informações turísticas da cidade o convida para uma turnê especial da cidade. Sob o título "Com Berta, o Kiepenfrau, através de Osterode", os participantes recebem: dentro de uma profunda visão do mundo fascinante de Kiepenfrauen, que uma vez atraiu a região com seus bens e histórias. O passeio acontece das 11:00 às 12:30. e é acessível a qualquer pessoa interessada que queira aprender mais sobre essas mulheres extraordinárias.

Essas mulheres Kiepen tiveram um papel importante na região de Harz, não apenas transportando mercadorias, mas também com notícias e sabedoria de vila em vila. O próprio Berta contará sua vida cotidiana e os desafios que ela teve que enfrentar. O objetivo da turnê é reviver o papel social dessas mulheres notáveis e apreciar seu compromisso adequadamente. O ponto de encontro está perante as informações turísticas sobre Stadtmauer, Aegidienstraße 16 em Osterode Am Harz. A participação custa € 8,00 por pessoa, enquanto crianças e adolescentes de até 16 anos podem ser gratuitos. O registro não é necessário, então venha!

Uma olhada na história das mulheres Kiepen

As primeiras ilustrações das mulheres Kiepen datam do século XVI. Essas mulheres moldaram a imagem do Harz até o 1º terço do século XX. Freqüentemente chamado de "camelos da resina superior", eles transportavam cargas de mais de 40 kg em um Kiepe, um sistema de vime feito de pastagem trançada. Para muitas famílias de trabalhadores de mineração e florestas, elas eram a linha de vida porque seus salários costumavam servir de pão extra para a renda familiar. Especialmente nos meses de inverno, eles mantiveram contato com as informações simples e trocadas, bem como informações de grande importância nas áreas rurais. Suas tarefas eram diversas e incluíam o transporte de alimentos, álcool e lã, além de cuidados florestais.

Como "usuários de pó", alguns deles transportaram pó preto, enquanto outros trouxeram produtos frescos como "proprietários" ou contribuíram para o cuidado das florestas como "mulheres culturais". Sua força e tolerância os tornaram um poder incansável da natureza. Curiosamente, as mulheres Kiepen usavam cada minuto livre e geralmente tricotadas durante seus caminhos. Eles não impediram o trabalho de gestações; Eles costumavam carregar suas crianças no Kiepe ou em uma "chamada". Relatórios até testemunham o nascimento. Mas o trabalho duro também tinha seu lado sombrio: a perda de saúde geralmente levava a implorar quando não havia família.

turismo e kiepenfrauen

Com a ascensão do turismo no Harz, as mulheres Kiepen venceram uma nova área de trabalho e se tornaram guias populares de resina. Muitas trilhas para caminhadas no Oberharz correm hoje nos caminhos antigos, que já foram usados por essas mulheres fortes. Uma pequena herança literária se formou em torno dos tópicos das mulheres Kiepen. Gostaríamos de recomendar as obras "Mulheres Herbais, Mulheres Kiepen e Messenger in the Harz" de Goslar (1991) e Uwe Lagatz 'Guide and Harz Guide "de Wernigerode (2011), que iluminam a vida fascinante dessas mulheres em detalhes.

Se você estiver interessado nas histórias e na vida das mulheres Kiepen, não deve perder o tour de Ostode. Será uma oportunidade de mergulhar no passado enquanto passeava pelas belas ruas desta cidade histórica.

Details
OrtAegidienstraße 16, 37520 Osterode am Harz, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)