Caminhadas de outono no Harz: Iniciada a campanha de proteção das espécies!
No outono de 2025, uma campanha de proteção de espécies para registrar espécies animais raras terá início nas montanhas Harz – para preparar habitats e trilhas para caminhadas.

Caminhadas de outono no Harz: Iniciada a campanha de proteção das espécies!
O outono banhou o Harz com uma maravilhosa explosão de cores, e as trilhas para caminhadas nas baixas montanhas alemãs são agora particularmente convidativas. Muitos amantes da natureza são atraídos pela região onde o ar é fresco e as vistas são espetaculares. Mas não são apenas as folhas de outono que tornam o Harz tão popular, mas também as diversas medidas para proteger a flora e a fauna regionais que o distrito de Göttingen news38.de relata que ....
Em 23 de setembro de 2025, foi lançada uma campanha de proteção de espécies, que envolve o registo abrangente de répteis, peixes, lampreias e libélulas no antigo distrito de Osterode até ao outono de 2026. Os funcionários da autoridade de conservação da natureza trabalham em estreita colaboração com especialistas para documentar o estado dos habitats. A campanha está dividida em duas partes: por um lado, os mapeadores criam mapas especiais e, por outro lado, o inventário dos animais é realizado através de esconderijos como tábuas de madeira e esteiras escuras. Esses esconderijos são rotulados e servem como importantes pontos de descanso ou abrigos para répteis. Pede-se aos caminhantes que não os movam para não incomodar os animais. Os proprietários também são solicitados a tornar suas propriedades acessíveis aos mapeadores, uma vez que os esconderijos artificiais serão removidos após a operação. Em última análise, estas pesquisas visam garantir a diversidade biológica no Harz.
A biodiversidade no Parque Nacional Harz
O Harz abriga uma biodiversidade impressionante, especialmente de artrópodes. De acordo com informações do site do Parque Nacional Harz, mais de 4 mil espécies de artrópodes já foram identificadas na região, incluindo cerca de 1.400 espécies de besouros e 900 espécies de borboletas, além de 42 espécies de libélulas. Apesar do clima rigoroso, considerado um tanto pobre em espécies, existem aqui numerosas espécies especiais que se adaptaram a condições de vida extremas. Particularmente dignas de nota são a libélula esmeralda do Ártico e a libélula esmeralda dos Alpes, que são particularmente protegidas na Alemanha devido ao seu perigo. As charnecas elevadas no Harz oferecem a essas espécies de libélulas condições de vida adequadas e incomparáveis.
No inverno, outra faceta deste mundo animal único torna-se aparente. Insetos e aranhas especializados, como a mosca da neve sem asas ou a pulga da neve, muitas vezes podem ser descobertos na superfície da neve. A aranha das copas da Sibéria, uma das aranhas mais raras da Europa, também encontrou aqui o seu habitat, sublinhando a importância da região para a biodiversidade.
Sobre madeira morta e seus habitantes
Outro tema interessante no Harz é a madeira morta. A floresta dentro e ao redor de Braunlage mudou visivelmente. A madeira morta foi parcialmente removida, mas no parque nacional permanece praticamente intocada e fornece habitat para numerosos animais. Cerca de 20 a 30% dos habitantes das florestas dependem de madeira morta. Esta não é apenas uma fonte de alimento para fungos e insetos, mas também desempenha um papel crucial no fornecimento de nutrientes a outras plantas.
Uma variedade de espécies animais, incluindo gatos selvagens, linces e diversas espécies de aves, como o pica-pau preto, encontram abrigo nos ocos das árvores da madeira morta. As plantas que gostam de luz também encontraram seu lugar em florestas mais claras e fornecem alimento para borboletas e abelhas selvagens. Umas férias na região de Harz tornam-se uma oportunidade única de vivenciar de perto o desenvolvimento natural.
Caminhadas guiadas com guardas do parque nacional ou visitas às casas do parque nacional não só oferecem aventura, mas também uma visão mais profunda das características especiais da região e das espécies que ali vivem. Isto significa que os amantes da natureza podem desfrutar da beleza do outono num só dia e ao mesmo tempo dar um importante contributo para a proteção das espécies.