Caos nos trens após incêndio em Gerwisch: atrasos e desvios aguardam os viajantes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Após um incêndio na caixa de sinalização perto de Gerwisch, houve severas restrições ao tráfego ferroviário na rota Magdeburg-Berlim. Os ônibus fornecem substituições.

Nach Brand im Stellwerk bei Gerwisch starker Einschränkungen im Zugverkehr auf der Strecke Magdeburg-Berlin. Busse stellen Ersatz.
Após um incêndio na caixa de sinalização perto de Gerwisch, houve severas restrições ao tráfego ferroviário na rota Magdeburg-Berlim. Os ônibus fornecem substituições.

Caos nos trens após incêndio em Gerwisch: atrasos e desvios aguardam os viajantes!

Os efeitos de um incêndio na caixa de sinalização perto de Gerwisch estão sendo sentidos atualmente por muitos passageiros ferroviários. No final de setembro, um incêndio devastou o sistema técnico, obrigando a Deutsche Bahn a reformar completamente o trecho entre Magdeburgo e Berlim. Estima-se que a reconstrução dure um ano inteiro, o que representa grandes desafios para os viajantes. Embora o troço afetado não esteja completamente fechado de acordo com a ferrovia, mas seja “acessível até certo ponto”, o tráfego ferroviário permanece quase parado. Dois trens regionais em particular, de hora em hora, incluindo a popular linha RE1, são afetados.

Para os passageiros e viajantes, isto significa que têm de mudar para autocarros e reservar muito mais tempo para chegar aos seus destinos. A ferrovia admite que o excesso de passageiros não pode ser administrado com ônibus substitutos, o que leva à frustração de muitos. O tráfego de longa distância foi preferido nos fins de semana para levar em conta o menor número de trens de carga. Como resultado, o transporte de mercadorias pode voltar a funcionar sob condições operacionais rigorosas.

Problemas na caixa de sinalização também na área do Ruhr

Um quadro semelhante pode ser visto na Renânia do Norte-Vestfália. Um incêndio numa caixa de sinalização na movimentada linha ferroviária entre Duisburg e Essen também provoca enormes atrasos e desvios. Os viajantes em trens locais e de longa distância às vezes podem esperar atrasos de até 30 minutos, enquanto alguns trens são completamente cancelados. Também aqui não está claro quanto tempo durará esta perturbação. O incêndio começou na manhã de domingo e os trabalhos de extinção só foram concluídos à tarde. A causa do incêndio também permanece um mistério, embora os bombeiros tenham tomado rapidamente as medidas adequadas.

No entanto, a Deutsche Bahn também enfrenta outro desafio nesta situação tensa: um incidente em Lehrte, na Baixa Saxónia, onde um incêndio na caixa de sinalização provocou atrasos adicionais na rota entre Hanôver e Berlim. Lá também se fala em vandalismo, o que complica ainda mais a situação de muitos viajantes.

Consequências para o transporte regional e de longa distância

  • Betroffene Strecken:
    • Magdeburg-Berlin
    • Duisburg-Essen
    • Hannover-Berlin
  • Verspätungen:
    • Fernverkehr: 20-30 Minuten (Ruhrgebiet)
    • Nahverkehr: 10-20 Minuten (Ruhrgebiet)
    • Hannover-Berlin: rund 25 Minuten
  • Gütersituation:
    • Güterverkehr unter besonderen betrieblichen Sicherungsmaßnahmen
    • Weniger Güterzüge am Wochenende

Dadas estas circunstâncias, os viajantes não têm escolha senão enfrentar o caos e dar uma olhada nos relatórios da situação atual antes da partida. A Deutsche Bahn afirma que está a trabalhar para resolver os problemas o mais rapidamente possível e salienta que, devido às circunstâncias, os viajantes devem ter cuidado para reservar tempo suficiente.

Ainda não se sabe como a situação evoluirá nas próximas semanas. No entanto, os relatórios sobre os incidentes já mostram que todo o tráfego ferroviário na Alemanha está a sofrer muito com os recentes incidentes - e os viajantes têm de se preparar para muitas semanas de restrições. Enquanto a busca pela causa dos incêndios continua, resta saber o que a Deutsche Bahn fará para resolver os problemas persistentes. [MDR]. ZDF