Saxônia-Anhalt lança ofensiva de tolerância zero contra as drogas ao dirigir!
A polícia de Jerichhower Land está a realizar controlos reforçados contra o consumo de álcool e drogas nas estradas, a fim de reduzir os acidentes.

Saxônia-Anhalt lança ofensiva de tolerância zero contra as drogas ao dirigir!
Na Saxónia-Anhalt, a situação relativa ao álcool e às drogas durante a condução está a tornar-se cada vez mais crítica. Como anunciou a Ministra do Interior, Dra. Tamara Zieschang, ocorreram 1.339 acidentes de trânsito no ano passado relacionados ao álcool ou drogas. Esses acidentes resultaram em quase 700 feridos e 15 mortes trágicas. Tendo em conta estes números alarmantes, a polícia estatal da Saxónia-Anhalt decidiu intensificar os seus controlos e participa pela primeira vez na semana europeia de controlo “Álcool e Drogas”. Esta iniciativa foi lançada por meetingpoint-jl.de.
O objectivo destes controlos reforçados é claro: a polícia segue uma política rigorosa de tolerância zero em relação ao álcool e às drogas na estrada. Em 2023, por exemplo, foram registrados 2.720 casos de dirigir embriagado e 2.416 casos de dirigir sob efeito de drogas. O chefe criminal Thomas Kriebitzsch já anunciou que em vários locais do distrito, não só o cumprimento das regulamentações sobre álcool e drogas será verificado durante os controles, mas outras infrações de trânsito também serão punidas.
Educação e prevenção
Um extenso programa de prevenção também é oferecido em Heyrothsberge. Além das medidas de controle, há material informativo e um curso onde os usuários das estradas podem vivenciar como o álcool e as drogas afetam sua capacidade de dirigir. O objectivo aqui é sensibilizar os cidadãos para os sensibilizar para os perigos do consumo.
Mas o problema não se limita apenas às ruas. O consumo de álcool e drogas também deve ser visto de forma crítica no mundo do trabalho. Neste contexto, a DGUV sublinha que o abuso de substâncias que causam dependência não só põe em perigo a saúde das pessoas afetadas, mas também pode ter um enorme impacto na segurança de todos os utentes da estrada. O consumo de substâncias intoxicantes, sejam elas álcool ou drogas, pode levar a deficiências cognitivas significativas e à redução da capacidade de reação, razão pela qual estão em vigor medidas rigorosas, incluindo a possibilidade de revogação da carta de condução.
O papel da polícia e da cooperação europeia
A mobilização da polícia não é, portanto, apenas uma questão local, mas parte de um projecto europeu mais vasto. “ROADPOL” – a Rede Europeia de Policiamento Rodoviário – coordena a aplicação das regras de trânsito e reúne várias forças policiais de trânsito dos estados membros da UE para garantir que as estradas se tornem mais seguras em todos os países. Isto promove a troca de informações e estratégias, o que, em última análise, beneficia todos os utentes da estrada.
Neste contexto, é ainda mais importante que todos assumamos a responsabilidade pelas nossas ações na estrada. Seja dirigindo, andando de bicicleta ou caminhando – as deficiências causadas pelo álcool ou pelas drogas não são apenas um problema pessoal, mas afetam a segurança de todos. Todos são chamados a reconsiderar o seu próprio comportamento e a contribuir para a segurança nas nossas estradas.
Com controlos contínuos e um foco claro no trabalho de prevenção, a polícia espera reduzir significativamente o número de acidentes relacionados com drogas. Porque uma coisa é certa: “Álcool e drogas não têm lugar no trânsito”, como bem disse o Dr. Zieschang.