Estábulos obrigatórios para aves: vírus ameaçadores obrigam os agricultores a terem cuidado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A partir de 30 de outubro de 2025, as granjas avícolas em Jerichhower Land terão que ser mantidas em estábulos devido à gripe aviária. Eventos são proibidos.

Ab dem 30. Oktober 2025 müssen Geflügelhaltungen im Jerichower Land wegen Vogelgrippe in Ställe. Veranstaltungen sind verboten.
A partir de 30 de outubro de 2025, as granjas avícolas em Jerichhower Land terão que ser mantidas em estábulos devido à gripe aviária. Eventos são proibidos.

Estábulos obrigatórios para aves: vírus ameaçadores obrigam os agricultores a terem cuidado!

A partir de amanhã, todos os criadores de aves em Jerichhower Land serão obrigados a manter as suas aves em estábulos fechados ou sob dispositivos especiais de protecção de aves selvagens. Esta decisão foi tomada através de um novo decreto geral publicado hoje no Diário da República número 21/2025. A medida visa ajudar a prevenir a propagação da gripe aviária. Informações abrangentes para avicultores podem ser encontradas no site da administração distrital: [www.lkjl.de].

Deve-se enfatizar especialmente que todos os eventos avícolas - sejam exposições, mercados ou competições - estão temporariamente proibidos. A associação de avicultores já deu o alarme e apela aos políticos para que tornem os estábulos obrigatórios em todo o país. “Cabe a nós proteger os animais e impedir a propagação do vírus”, enfatiza Georg Heitlinger, da Associação Estadual da Indústria Avícola de Baden-Württemberg.

Antecedentes da gripe aviária

Também no Sarre, a exigência de que as aves sejam mantidas em estábulos foi ordenada em 30 de outubro e entrará em vigor por quatro semanas. Pelo menos onze aves selvagens já foram infectadas com a gripe aviária, incluindo o perigoso vírus H5N1. As informações mais recentes falam de 18 animais selvagens adicionais que estão sendo examinados atualmente. As violações desta ordem resultam em multas severas de até 30.000 euros. “Existe o risco de massacre em massa se a situação não puder ser controlada”, afirmam os especialistas. Até agora, os avicultores estão preocupados com os riscos financeiros.

No entanto, a gripe aviária não se limita apenas à Terra de Jerichower ou ao Sarre. O estado de saúde viral dos bandos de aves em toda a Alemanha é tenso. Estimativas do Instituto Friedrich Loeffler mostram que mais de 200 mil animais tiveram de ser mortos neste outono devido a surtos de gripe aviária. Mais de dois milhões de animais foram abatidos no inverno de 2020/21, e dezenas de milhares foram afetados só este ano devido a casos de infecção em 50 explorações.

A relevância para os avicultores

A situação aprofunda as linhas de preocupação dos avicultores. Além das perdas financeiras sofridas, teriam também a oportunidade de solicitar uma indemnização em caso de surtos comprovados. No entanto, estes estão atualmente limitados a um máximo de 50 euros por animal, havendo um pedido do Ministério Federal da Agricultura à UE para aumentar este limite para 110 euros.

“O risco de infecção para os seres humanos é considerado muito baixo”, tranquilizam as autoridades, ao mesmo tempo que se concentram claramente na segurança dos bandos de aves. Neste contexto, os avicultores devem agir com cautela. No caso de observações sensíveis, como doenças súbitas ou mortes de aves silvestres, você deve entrar em contato imediatamente com o órgão de defesa do consumidor responsável pelo telefone 03921/949-3900 ou pelo e-mail veterinaeramt@lkjl.de.

O desenvolvimento continua emocionante e sério. Resta saber se as medidas serão suficientes para conter a situação.