Alarme no distrito de Mansfeld-Südharz: 40.000 galinhas mortas por causa da gripe aviária!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No distrito de Mansfeld-Südharz, 40.000 galinhas poedeiras foram mortas devido a suspeitas de gripe aviária. Estão em curso medidas de contenção.

Im Landkreis Mansfeld-Südharz wurden aufgrund eines Verdachts auf Vogelgrippe 40.000 Legehennen getötet. Maßnahmen zur Eindämmung laufen.
No distrito de Mansfeld-Südharz, 40.000 galinhas poedeiras foram mortas devido a suspeitas de gripe aviária. Estão em curso medidas de contenção.

Alarme no distrito de Mansfeld-Südharz: 40.000 galinhas mortas por causa da gripe aviária!

A gripe aviária está a espalhar-se a um ritmo alarmante na Alemanha. Hoje, 30 de outubro de 2025, foi relatada uma suspeita de recorrência da doença infecciosa altamente contagiosa no distrito de Mansfeld-Südharz. Numa granja de galinhas poedeiras com cerca de 40 mil animais, o consultório veterinário ordenou o abate de toda a população. Uma empresa especializada contratada está realizando os abates necessários, embora os resultados do teste para gripe aviária ainda estejam pendentes. No entanto, uma zona de exclusão poderá em breve ser criada se as suspeitas se confirmarem a hora relatado.

Há poucos dias, foram descobertas na região do reservatório de Kelbra aves mortas, que morreram do notório vírus H5N1. Isto é motivo de preocupação porque a gripe aviária é uma ameaça séria não só para as aves selvagens, mas especialmente para as aves de capoeira. O Ministro Federal da Agricultura, Alois Rainer, já apelou ao aumento das medidas de protecção porque a doença também está a ter efeitos devastadores noutros estados federais, como Baden-Württemberg.

Impacto na agricultura

Em Baden-Württemberg, já foram mortos 15 000 animais de uma exploração avícola e o número de grous que morreram ascende a vários milhares. O Ministério Federal da Agricultura está a tentar aumentar o limite máximo dos pagamentos compensatórios para até 110 euros, a fim de ajudar os agricultores afectados. Neste outono, mais de 200 mil galinhas, gansos, patos e perus tiveram de ser mortos devido a surtos.

O Instituto Friedrich Loeffler (FLI) elevou o risco de novos surtos para “alto”. Além da Turíngia, a Baixa Saxónia, a Saxónia-Anhalt e Brandemburgo são particularmente afetadas. Para impedir a propagação do vírus, pede-se aos avicultores que cumpram escrupulosamente as regras de higiene e evitem o contacto com aves selvagens.

Riscos para a saúde das pessoas

Atualmente não há risco agudo de doenças graves para a humanidade devido ao vírus. No entanto, recomenda-se evitar o contacto com aves mortas e comunicar quaisquer descobertas às autoridades competentes. Isto afeta particularmente indivíduos que estão em contato com a natureza. Existem também vacinas específicas para aves utilizadas em França, enquanto as vacinas humanas contra a gripe aviária ainda não estão aprovadas na UE.

Tendo em conta os desenvolvimentos atuais, é importante permanecer vigilante e informado. A gripe aviária mostra quão vulneráveis ​​são a agricultura e a pecuária na Alemanha, e a sensibilização do público para este facto deve ser aumentada, a fim de evitar maiores danos.