Allstedt Palace abre com uma exposição espetacular sobre Thomas Müntzer

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 13 de julho de 2025, o Castelo Allstedt inaugurará a nova exposição sobre Thomas Müntzer e a Reforma. Visite-nos!

Am 13. Juli 2025 eröffnet Schloss Allstedt die neue Ausstellung über Thomas Müntzer und die Reformation. Besuchen Sie uns!
Em 13 de julho de 2025, o Castelo Allstedt inaugurará a nova exposição sobre Thomas Müntzer e a Reforma. Visite-nos!

Allstedt Palace abre com uma exposição espetacular sobre Thomas Müntzer

Um importante pedaço de história aguarda os visitantes no dia 13 de julho de 2025 no Castelo de Allstedt, que finalmente reabre suas portas após três anos de reformas. A nova exposição permanente "Ser e Aparentar. Thomas Müntzer" enriquecerá o núcleo do castelo e centra-se na vida agitada do pastor, teólogo e líder na Guerra dos Camponeses. Durante esse período, Müntzer realizou o primeiro serviço religioso alemão e seus escritos tornaram-se parte da história da Reforma, marcada por sua disputa com Martinho Lutero, que se referiu a ele como o “Satanás de Allstedt”, como Relatórios MDR.

A exposição não oferece apenas etapas da vida de Müntzer, mas também uma visão abrangente da história da cidade de Allstedt na época da Reforma. O diretor do museu, Nico Schwerdt, enfatiza que o ano e meio que Müntzer passou em Allstedt foi a fase mais produtiva de sua vida. O trabalho de sua vida foi muitas vezes moldado por visões radicais, que o distanciaram de outros reformadores, incluindo Lutero. Enquanto Lutero usava seus escritos para difundir a fé, Müntzer voltou-se para correntes mais radicais e desenvolveu uma teologia de identificação com o Cristo sofredor, como explica Arquivos da Universidade de Leipzig.

Uma experiência interativa

A exposição impressiona pela produção envolvente que oferece colagens de imagens e sons e gráficos animados do século XVI. Os visitantes podem ver o local do sermão do príncipe em 13 de julho de 1524 na Igreja de São João. A biografia de Müntzer, bem como a Reforma e as lutas sociais em Allstedt são tratadas em áreas estruturadas tematicamente. Documentos originais e fragmentos de lápides também podem ser vistos. O desafio de desemaranhar as imagens de Müntzer da recepção da RDA é examinado criticamente, o que significa que a exposição cria uma referência histórica e atual.

A oferta é complementada por uma loja moderna e uma máquina de café planejada, que completam a experiência de visita ao museu. Um dia aberto acontecerá no dia da inauguração, 13 de julho de 2025. O horário de funcionamento estende-se de abril a outubro, de terça a domingo, das 10h às 18h; Encerra às segundas-feiras na época mais fria de novembro a março e de terça a domingo das 10h00 às 16h00.

O conflito na Guerra dos Camponeses

Mas como surgiu toda a tensão entre Müntzer e Lutero? Durante a Guerra dos Camponeses, Thomas Müntzer juntou-se aos agricultores rebeldes que lutaram contra as autoridades e acreditavam que eles agiam como instrumentos de Deus. Seu apelo à reforma da população comum fez com que ele e os agricultores fossem derrotados pelo exército principesco em 15 de maio de 1525 e finalmente capturados e executados em 27 de maio de 1525 em Mühlhausen. Um destino que o tornou um mártir dos movimentos sociais do século XIX, como deixa claro a História Wissen.

Ele é frequentemente visto como uma figura simbólica para a luta contra a injustiça social e permanece controverso tanto na ciência como no público hoje. A exposição no Castelo de Allstedt certamente atrairá não apenas historiadores, mas também aficionados por história que desejam aprender mais sobre as convulsões e ideias revolucionárias desta época. A entrada custa 6,50 euros, com desconto de 4,50 euros e para famílias existe bilhete família por 17 euros.

O Castelo Allstedt, localizado na Schlossstraße 8, 06542 Allstedt, não é apenas um lugar que respira história, mas a partir de 13 de julho será também um local de envolvimento ativo com o passado. Qualquer pessoa que queira saber até que ponto as ideias de Thomas Müntzer influenciaram a história deveria anotar esta data no seu calendário.