A polícia responde a incidentes nas escolas primárias do distrito de Saale!
Após incidentes nas escolas primárias do distrito de Saale, a polícia fornece informações sobre medidas para garantir a segurança dos alunos e ações preventivas.

A polícia responde a incidentes nas escolas primárias do distrito de Saale!
Nos últimos dias, registaram-se alguns incidentes preocupantes nas escolas primárias de Landsberg e Oppin, que deixaram pais, professores e alunos perturbados. A polícia já relatou os dois eventos e começou a investigar. Embora o clima geral nas escolas seja calmo, a incerteza entre os pais é claramente perceptível. Fontes oficiais, como dubisthalle.de, informam que atualmente não há confirmação de que uma criança tenha sido assediada fisicamente e que atualmente não há relevância criminal.
A polícia deixou claro que os dois incidentes não são comparáveis na sua natureza e sequência. No entanto, cada situação é tratada com seriedade e examinada cuidadosamente. Em constante comunicação com as escolas afetadas, a polícia já iniciou medidas preventivas e continuará a fazê-lo. Isto inclui, entre outras coisas, sensibilizar os professores e o pessoal educativo para poderem reagir melhor à situação.
Viajar juntos com mais segurança
Um aspecto importante da educação é informar e sensibilizar as crianças. Programas apropriados à idade já foram implementados nas escolas. Estas incluem instruções comportamentais dos oficiais regionais que explicam o tema “Não ande com estranhos”. A polícia também recomenda que as crianças que vão sozinhas para a escola andem em grupos. Para maior segurança, as escolas também optaram por “grupos de corrida” fixos que combinaram pontos de encontro no caminho para a escola.
A fim de reforçar a confiança entre os pais, as escolas e a polícia, também são realizadas noites regulares de pais. Estes eventos são fundamentais para aumentar a consciencialização sobre os perigos potenciais que existem na sociedade atual. O também relata o objetivo de criar relacionamentos saudáveis entre professores, educadores, alunos e pais Polícia da Saxônia. Ela vê o trabalho preventivo como uma pedra angular para evitar danos sociais causados pelo crime.
Escolas como abrigos
A Conferência dos Ministros da Educação sublinha que as escolas devem funcionar como espaços protectores nos quais as crianças possam crescer livres de violência. A necessidade de protecção activa das crianças é uma preocupação central. As crianças e os jovens precisam de se sentir seguros para aprenderem e desenvolverem-se com sucesso. Os incidentes que põem em risco esta protecção deixam clara a importância de levar a sério o trabalho de prevenção e de preparar as escolas para possíveis riscos.
O KMK desenvolveu e atualizou inúmeras medidas para prevenir a violência e o abuso sexual nas escolas nos últimos anos.
Neste contexto, projetos como “Escola sem Racismo” e “Escola da Diversidade” também desempenham um papel importante. Destinam-se a ajudar a criar um ambiente escolar respeitoso e livre de violência. As medidas incluem também aconselhamento abrangente de psicólogos escolares e assistentes sociais, a fim de proporcionar aos alunos e pais contactos adequados.
A polícia continuará a monitorizar a situação e sublinha que está disponível para contactar os pais preocupados. Para que a criança tenha momentos tranquilos e seguros na escola, todos os envolvidos precisam trabalhar juntos. Esta é a única forma de garantir que as crianças se sintam confortáveis nas escolas e possam crescer em segurança.