Jubileu em Stendal: Certificados para estudantes migrantes, apesar dos desafios!
Jubileu em Stendal: Certificados para estudantes migrantes, apesar dos desafios!
Em 25 de junho de 2025, chegou a hora de novamente na escola secundária "Wladimir Komarow" em Stendal: cerca de 40 alunos da décima série receberam seus certificados, um momento importante em seu caminho educacional. A diretora Christianne Bloch enfatizou o quão difícil esse caminho era principalmente para os alunos que vieram para a escola durante a pandemia de Corona. Os desafios não devem ser subestimados, porque uma alta proporção de 75 % dos 320 alunos tem um histórico de migração, e a escola representa 32 nações.dos graduados 12 atingiram uma escola secundária prolongada que deixa o certificado de saída e 27 um certificado de saída da escola secundária. Os serviços individuais são particularmente dignos de nota: Olha Konovalko, que veio da Ucrânia em 2022, impressionada com uma média de 1,2. Soraya Khalili Vahed, cuja família vem do Irã, alcançou a melhor média com 1,0. Olnaz Hashimi, que imigrou do Afeganistão em 2014, planeja começar a treinar como enfermeira em Hamburgo.
Diversidade e desafios culturais
O alto número de alunos com um histórico de migração tem causas, que estão principalmente no influxo de famílias ucranianas desde 2022. A proporção de migrantes aumentou visivelmente, o que também explica a introdução de uma turma internacional na escola em 2000. 21 filhos estão sendo cuidados lá. Esse ambiente multicultural é um enriquecimento, mas também traz desafios, especialmente quando você considera que o sucesso educacional na Alemanha geralmente depende do status de migração. Os alunos com histórico de imigração da família são frequentemente considerados educados, como bpb.de.
Existem diferenças no acesso às escolas secundárias que variam dependendo da geração: 16,1 % da primeira geração visita o ensino médio, enquanto esse número para a segunda geração já é 30,3 %. Para o 2.5. A geração é de 35,7 %. Em comparação, é 43,0 %para colegas de classe não -imigrantes. O estudo PISA de 2018 também mostra que existem diferenças nas habilidades de leitura que podem ter um impacto negativo na carreira escolar.
Situação de construção e ensino
Apesar da diversidade e dos desenvolvimentos positivos, a escola enfrenta desafios. O trabalho de reforma associado a custos de 2,6 milhões de euros já ocorreu em dois anos. As lições para alguns estudantes agora estão ocorrendo em recipientes. Com um suprimento de aula de apenas 59,4 %, a escola está abaixo da média nacional, que precisa ser melhorada. Mesmo que a escola esteja representada no programa federal "chances" para desenvolver seu próprio perfil, há ambiguidade sobre os meios financeiros que estão disponíveis para ele. No geral, 20 bilhões de euros estão disponíveis para esses programas em dez anos, financiados pelos governos federal e estadual.
No geral, a escola secundária "Vladimir Komarow" é uma instituição importante para a integração de crianças migrantes e um local onde o sucesso educacional pode ser alcançado. A mistura de diversidade e desafios torna o trabalho dos professores e a gestão da escola particularmente exigente, mas também vale a pena.
Details | |
---|---|
Ort | Stendal, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)