Choque de gripe aviária em Brandemburgo: 155.000 animais terão que morrer!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um novo surto de gripe aviária em Brandemburgo afecta 15.500 gansos. As medidas de proteção estão ativas no distrito de Stendal.

Ein neuer Ausbruch der Vogelgrippe in Brandenburg betrifft 15.500 Gänse. Schutzmaßnahmen im Landkreis Stendal sind aktiv.
Um novo surto de gripe aviária em Brandemburgo afecta 15.500 gansos. As medidas de proteção estão ativas no distrito de Stendal.

Choque de gripe aviária em Brandemburgo: 155.000 animais terão que morrer!

A situação em torno da gripe aviária, também conhecida como gripe aviária, está a piorar na Alemanha. Desde o recente surto no distrito de Prignitz, em Brandemburgo, os alarmes têm sido ouvidos ruidosamente. Aqui o patógeno foi detectado em uma granja onde cerca de 15.500 gansos foram afetados. Este é o sétimo surto em Brandemburgo neste outono. Para travar a propagação, foi criada uma zona de protecção e vigilância que se estende até ao distrito de Stendal, na Saxónia-Anhalt. Os estábulos passam a ser obrigatórios em toda a área do distrito, de forma a proteger os animais que se mantêm saudáveis. No total, cerca de 155 mil animais tiveram de ser mortos em diversas explorações devido ao surto em Brandemburgo popa.de relatado.

Mas Brandemburgo não é o único afetado. No distrito de Märkisch-Oderland, cerca de 130.000 animais também tiveram de ser mortos para evitar a propagação da doença. Estes desenvolvimentos preocupantes sugerem que a gripe aviária, causada pelo vírus HPAIV (H5N1), está a atacar novamente. Também aqui a influência das aves selvagens – consideradas portadoras da doença – é cada vez mais evidente. As autoridades concordam: o risco de uma maior propagação é elevado. O Instituto Estadual Friedrich Loeffler anunciou que novos relatórios chegam diariamente e a situação continua dinâmica. Atualmente, cerca de 400 mil animais, incluindo galinhas, patos, gansos e perus, foram mortos em toda a Alemanha devido à doença. tagesspiegel.de relatado.

Aperto de medidas

Mas os presságios não são apenas sombrios em Brandemburgo: toda a Alemanha enfrenta graves desafios nesta temporada. Em Baden-Württemberg, por exemplo, 15 mil animais foram vítimas do massacre noutra exploração avícola. O Instituto Friedrich Loeffler já classificou o risco de novos surtos como “alto”. Isto está a causar grande inquietação entre os criadores de aves de capoeira, porque a região de Brandeburgo, em particular, não só é caracterizada por numerosos surtos, mas também é afectada por migrações de aves selvagens, que promovem a propagação da doença animal.

A população de grous sofre particularmente as consequências da gripe aviária. Alto zdfheute.de Mais de 1.000 guindastes mortos foram recuperados no norte de Brandemburgo. Esses animais são considerados um indicador da saúde da população de aves. Em toda a Alemanha, os encerramentos operacionais são repetidamente impostos para combater a doença e os estábulos afetados devem permanecer fechados durante mais de 30 dias. Para muitas empresas, este não é apenas um desafio sanitário, mas também económico. A perda de uma empresa afetada em Neuhardenberg já ronda o meio milhão de euros.

Na situação actual, todos os criadores de aves são urgentemente aconselhados a trazer os seus animais para estábulos protegidos e a evitar o contacto com aves selvagens. Embora o risco para a população de ficar gravemente doente devido a este vírus continue baixo, as autoridades de saúde estão alarmadas e apelam à cautela.

As próximas semanas serão cruciais para saber se a situação irá melhorar ou piorar ainda mais. As recomendações dos especialistas são claras: são necessárias medidas de protecção a todos os níveis para impedir o hóspede indesejado.