Os preços dos bilhetes em Magdeburgo estão a subir: é quanto os passageiros têm de pagar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os preços dos bilhetes de ônibus e bondes na Saxônia-Anhalt aumentarão a partir de agosto de 2023 devido ao aumento dos custos. Preços anteriores e alterações em resumo.

Ticketpreise für Bus und Straßenbahn in Sachsen-Anhalt steigen ab August 2023 aufgrund gestiegener Kosten. Bisherige Preise und Änderungen im Überblick.
Os preços dos bilhetes de ônibus e bondes na Saxônia-Anhalt aumentarão a partir de agosto de 2023 devido ao aumento dos custos. Preços anteriores e alterações em resumo.

Os preços dos bilhetes em Magdeburgo estão a subir: é quanto os passageiros têm de pagar!

Em Magdeburgo e em vários distritos da Saxónia-Anhalt existem alterações nos preços dos bilhetes para o transporte local. A associação regional de transportes de Magdeburg, marego, anunciou que um aumento de preços entrará em vigor a partir de 1 de agosto de 2023. Isto é, em média, pouco menos de 5 por cento e abrange todas as empresas da associação, que incluem a cidade de Magdeburg e os distritos de Börde, Jerichower Land e Salzlandkreis. As razões são o aumento dos custos de energia e pessoal, bem como a manutenção dos serviços de transporte, como relatórios do MDR.

As alterações de preços afetam vários tipos de bilhetes: o preço de uma única viagem em Magdeburgo aumenta 10 cêntimos, para 3 euros, enquanto uma viagem curta custa agora 2 euros. O cartão 24 horas também está a ficar mais caro e passará a custar 7,40 euros a partir de agosto, em vez dos anteriores 7,10 euros. Há boas notícias para os utilizadores do Deutschlandticket: o preço mantém-se inalterado e existem atualmente cerca de 90 mil utilizadores na área tarifária do marego.

Outros ajustes e perspectivas

Mas não é tudo, porque novos ajustes serão feitos no próximo ano, a partir de 1 de agosto de 2024. Este ano, espera-se um aumento médio de 6,9 ​​por cento, afetando todos os tipos de bilhetes e níveis de preços. Segundo marego, o preço de um bilhete único em Magdeburgo passará de 2,70 euros para 2,90 euros.

As mudanças também afetam produtos premium. Por exemplo, o transporte gratuito de pessoas durante a semana será reduzido a partir das 19h. às 17h e a transferibilidade do ticket de trabalho premium será cancelada. Há também aspectos positivos para os estudantes: o cartão de lazer estudantil é válido em toda a rede e pretende torná-lo mais atrativo para a utilização pelos jovens.

Contexto sobre mobilidade e números de utilização

Apesar dos aumentos de preços, os transportes públicos continuam a ser uma alternativa atractiva à utilização individual dos automóveis. De acordo com a Associação das Empresas de Transporte Alemãs (VDV), cerca de 26 milhões de passageiros utilizam diariamente autocarros e comboios na Alemanha. Estes números mostram a importância dos transportes públicos para aliviar o congestionamento do tráfego e o ambiente. Em 2023, cerca de 82 mil milhões de passageiros-quilómetros foram percorridos em transportes públicos. A utilização dos transportes públicos contribui significativamente para a redução das emissões de gases com efeito de estufa - estão em causa 10 milhões de toneladas, como mostram os relatórios atuais da VDV.

Ao reduzir o prazo mínimo das subscrições do marego de 12 para 3 meses, espera-se também que mais pessoas utilizem os transportes públicos locais, o que não só contribui para a estabilidade financeira da oferta, como também apoia a ideia verde da transição da mobilidade. Para enfrentar com sucesso os desafios da transição dos transportes, tais medidas são essenciais. A variedade e a flexibilidade são o princípio e o objetivo das ofertas de transporte modernas, e os próximos ajustamentos de preços fazem parte de um plano abrangente para otimizar a mobilidade na área da rede.