Willingmann: Salvar fabricantes locais para tecnologias verdes!

Willingmann: Salvar fabricantes locais para tecnologias verdes!

Em 14 de julho de 2025, o ministro da Energia da Saxônia-Anhalt, Prof. Dr. Armin Willingmann, um forte sinal enviado. Em sua visita ao fabricante de armazenamento de baterias Tesvolt em Wittenberg, ele enfatizou a urgência de apoiar especificamente os fabricantes europeus no campo de energias renováveis. Isso acontece em vista dos desafios especiais que o mercado traz. Da energia eólica à fotovoltaica, a disponibilidade de energias renováveis pode flutuar fortemente, e é por isso que o armazenamento confiável de energia é da maior importância.

"Temos que proteger nossos próprios fabricantes das condições competitivas injustas do exterior", disse Willingmann. Ele alerta particularmente sobre o declínio dos fabricantes europeus de fotovoltaicos e exige preferência por fornecedores europeus por propostas de armazenamento de eletricidade. Isso não é apenas uma questão de comercialização, mas também na independência tecnológica da Europa. A UE deu um passo significativo nessa direção com a Lei da Indústria Zero (NZIA) líquida. O objetivo é cobrir pelo menos 40 % da necessidade de tecnologias líquidas zero na UE até 2030.

Publicidade para tecnologias européias

"Precisamos de um sistema de incentivo 'feito na Europa' para propostas e programas de financiamento", diz Willingmann. O armazenamento elétrico de energia não é apenas essencial para as empresas, mas também para as famílias, especialmente em vista da estrutura regulatória, criada pelo novo regulamento da UE. De acordo com [BundeswirtschaftSministerium.de] (https://www.bundeswirtschafttsministerium.de/de/pressemitteilungen/2024/20240629-net-zero-o Burraft.html), com a entrada da entrada da entrada da entrada da entrada da entrada da entrada da entrada da entrada da entrada da entrada da entrada da entrada da entrada. financiado.

O Tesvolt Gigafactory, que deve ser aberto na primavera de 2026, terá uma capacidade de fabricação de quatro horas de gigawatt e estima um requisito de investimento de 30 milhões de euros. Isso mostra que a indústria atingiu um ponto em que é necessário produzir localmente para satisfazer a crescente necessidade de soluções de armazenamento de energia.

A situação atual do mercado

Em 2022, a proporção de energias renováveis na produção de eletricidade na Alemanha foi de quase 60 %e a demanda por armazenamento de eletricidade está crescendo constantemente. Cerca de 1,8 milhão de memória doméstica foram instaladas no final de 2024. Quase metade dos 3,8 milhões de sistemas fotovoltaicos em famílias alemãs usam um armazenamento de bateria. De acordo com [zeit.de] (https://www.zeit.de/news/2025-07/14/energieminister-will-vidung-europaeischer fabricante), a necessidade de baterias continuará aumentando.

Willingmann também falou da esperança de uma reforma da Lei de Fontes de Energia Renovável para introduzir financiamento básico para armazenamento de eletricidade. O Ministro dos Assuntos Econômicos da Saxônia-Anhalt enfatizou a necessidade de tornar a indústria solar alemã mais ressonância dentro do pacto solar, mesmo que um "bônus de resiliência" desejado fosse rejeitado de acordo com a lei de veto do FDP.

No geral, fica claro que a indústria européia e, em particular, os fabricantes de lojas de energia enfrentam desafios, mas também têm boas perspectivas em se adaptar aos próximos requisitos. Resta ver como as decisões políticas agora promoverão os desenvolvimentos nessa indústria -chave.

Details
OrtWittenberg, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)