Desfacamento de negócios na Saxônia-Anhalt: Mittelstand está na crise!
Desfacamento de negócios na Saxônia-Anhalt: Mittelstand está na crise!
Sachsen-Anhalt, Deutschland - Na Saxônia-Anhalt permanece persistente, como os dados mais recentes da pesquisa do CreditReform e do Instituto Leibniz de Pesquisa Econômica Halle (IWH). De acordo com uma pesquisa em que 410 empresas participaram, apenas 49,5 % das empresas classificam a situação como "muito boa" ou "boa" - um pequeno declínio em comparação com o ano anterior do que 51 %. Por outro lado, 9,4 % dos entrevistados classificaram a situação dos negócios como "pobre" ou "insuficiente". Martin Plath, diretor -gerente da CreditReform, indica uma recessão que acontece há dois anos e fala de um necessário, mas ainda não está à vista.
A pressão sobre a indústria é imensa. As empresas sofrem de demanda diminuindo, incertezas geopolíticas e custos crescentes. 30,7 % dos entrevistados relatam que as vendas diminuem, enquanto apenas 23,6 % foram capazes de ganhar vendas. Esse desenvolvimento é particularmente evidente no setor de revendedores e serviços, onde a fraqueza do consumo privado é perceptível. A situação se deve principalmente à realocação dos canais de distribuição para o negócio on-line, que contém fortemente o comércio estacionário de Saxônia-Anhalt, como enfatiza o Axel Lindner.
Expectativas de negócios difíceis
Outro amortecedor são as expectativas de negócios pessimistas de empresas de tamanho médio. Apenas 20,9 % esperam aumentar as vendas no futuro próximo, enquanto 25,7 % esperam declínios financeiros. Isso significa que a disposição de investir na classe média está abaixo da média dos últimos dez anos: apenas 46,6 % dos investimentos em plano, em 2024, foi de 52,3 %. Parece que muitas empresas puxaram o Ripcord e planejam deixar sua equipe inalterada. 75,9 % das empresas não desejam criar novos empregos, enquanto 23,2 % relatam um declínio no número de funcionários e apenas 19,1 % aumentaram a força de trabalho.
Os declínios não se limitam apenas ao comércio; Todas as áreas econômicas são afetadas, com exceção do setor de serviços. O aumento das empresas com uma taxa de baixa patrimônio, que aumentou de 25,5 % para 28,1 %, também é preocupante. Além disso, 10,3 % das empresas temem que não possam cumprir suas obrigações financeiras. Martin Plath chama a atenção para o fato de que os requisitos legais também afetam as empresas. Mais de 77 % dos entrevistados relataram aumentar os requisitos legais e um ônus adicional da burocracia.
burocracia e pressão de custo
O índice climático de negócios da IHK do final de 2024 mostra com menos 12,2 pontos que a situação ainda está tensa. As empresas também sobrecarregam os custos de alta energia e salários. Os presidentes do IHK Halle-Dessau e do Magdeburg IHK são unânimes de um agente de reforma do governo federal para combater as desvantagens dos custos, com um foco claro na redução dos preços da energia e na digitalização dos processos administrativos. Afinal, as empresas passam um quinto de suas horas de trabalho com requisitos burocráticos, o que restringe significativamente a competitividade.
Resumido, a situação atual na Saxônia-Anhalt mostra que a classe média ainda está ao contrário. Os desafios dos últimos anos ainda não foram superados, e uma melhoria econômica não está à vista. O potencial de mudanças está nas mãos da política, que agora precisa agir com urgência.
Mais detalhes podem ser encontrados nos artigos de news-heute.net e halpektrum.de
Details | |
---|---|
Ort | Sachsen-Anhalt, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)