500 anos do casamento de Luther: Serviço de Festival e Festival de Big City em Wittenberg

500 anos do casamento de Luther: Serviço de Festival e Festival de Big City em Wittenberg

Em 14 de junho de 2025, um aniversário especial será comemorado em Lutherstadt Wittenberg: o 500º aniversário do casamento de Martin Luther e Katharina von Bora. Essa conexão histórica, que não era apenas um importante casamento burguês, mas também influenciou significativamente a Reforma, é comemorada com um serviço de festival. O MDR transmite o serviço no domingo ao vivo da Igreja da Cidade de Wittenberg. Sob o lema "Sim - com a bênção de Deus", a pastora Anne Brisgen e o pastor Matthias Keilholz lideram o ritual solene que começa às 10 da manhã, enquanto o superintendente de Wittenberg, Gabriele Metzner, manterá o sermão. O design musical é assumido pelo Wittenberger Kantorei e pelo Ensemble de Brass, sob a direção de Kantor Christoph Hagemann.

É particularmente interessante que os casais tenham a oportunidade de serem abençoados durante o serviço e depois no local e também por telefone. Isso oferece uma oportunidade maravilhosa de reforçar o próprio amor no espírito de Lutero e Katharina. Para a cidade de Wittenberg, que organiza o festival de sexta a domingo, é esperado cerca de 6.000 visitantes. Uma atração que tornará as festividades ainda mais divertidas é uma mesa de casamento de 500 metros de comprimento.

História móvel de Katharina

Katharina von Bora, que nasceu em 29 de janeiro de 1499, cresceu em condições bastante modestas. Seus pais não puderam lhe dar dote, e é por isso que ela foi criada em mosteiros na infância. No mosteiro cisterciano Marientehron em Nimbschen, ela colocou seus votos em 1515. No entanto, sua vida no mosteiro foi caracterizada pela insatisfação. Porque no decorrer da disseminação da teoria da reforma, seu desejo de liberdade também cresceu. Os ensinamentos de Martin Luther alcançaram e as outras freiras, e aconteceu que, no domingo de Páscoa, 4 de abril de 1523, ela contrabandeava para fora do mosteiro com o apoio de Leonhard Köppe. Então, o caminho foi pavimentado para encontrar um novo futuro.

Após sua libertação, Katharina viveu inicialmente com o casal de Cranach, amigos de Lutero. Mas sua odisseia ainda não havia terminado. Katharina foi inicialmente incapaz de completar com êxito duas tentativas de casamento arranjadas. Finalmente, ela explicou Nikolaus von amsdorf que só estava pronta para se casar com Martin Luther ou a si mesmo. Luther inicialmente hesitou, mas em 13 de junho de 1525 eles se casaram em uma pequena cerimônia, ele tinha 41 anos, ela 26.

Uma vida cheia de responsabilidade

O casal passou os próximos anos no antigo mosteiro agostiniano em Wittenberg. Katharina assumiu a manutenção de Luther e cuidou de uma variedade de convidados e estudantes. Além do trabalho agrícola, ela estava inovadora ao fabricar cerveja e cuidar das crianças - no total, eles criaram seis filhos juntos e quatro órfãos. Luther estimou o conselho de Katharina nos assuntos da igreja e entrou em suas decisões conjuntas. Ele a chamou de "Katie, minha costela" e "A Morgenstern de Wittenberg", enquanto ela sempre perguntava como "médico cavalheiro".

Mas nem tudo era harmonioso: durante a primeira guerra schmalkaldic, Katharina teve que deixar Wittenberg várias vezes e encontrou os pátios devastados quando ela voltou. Os encargos financeiros eram consideráveis ​​e apenas o apoio do eleitor Johann Friedrich ajudou o casal em tempos de crise. Apesar de todos os desafios, Katharina declarou apaixonadamente sua convicção, que ela expressou em voz alta no leito de morte: "Vou manter Cristo como um velcro em uma peça de roupa". Ela morreu em 20 de dezembro de 1552 em Torgau e está longe de seu amado marido.

A cidade de Wittenberg lembrará seu serviço de festivais e o festival da cidade de Big City de Lutero e a história de vida de Katharina, que foi moldada por um profundo amor e estabeleceu as bases para seu trabalho conjunto no movimento da Reforma. As celebrações não são apenas uma homenagem ao passado, mas também uma lembrança de que o amor e a fé podem andar de mãos dadas.

Para obter mais informações sobre as celebrações e a importância de Katharina von Bora, visite as páginas de colsoncenter.org e lutherstadt-wittenberg.de

Details
OrtWittenberg, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)