Homem descobre tesouro de ouro no valor de 700 mil euros enquanto constrói uma piscina!
Um homem em Neuville-sur-Saône descobre um tesouro no valor de 700.000 euros enquanto constrói uma piscina - os aspectos legais da caça ao tesouro.

Homem descobre tesouro de ouro no valor de 700 mil euros enquanto constrói uma piscina!
Numa descoberta extraordinária, um homem de Neuville-sur-Saône, perto de Lyon, descobriu um tesouro feito de barras e moedas de ouro enquanto construía a sua nova piscina. Segundo estimativas, o valor deste tesouro ronda os 700 mil euros. Foco relata que o descobridor relatou o tesouro à autoridade cultural responsável em maio de 2025. A boa notícia para ele: as autoridades decidiram que o tesouro era dele porque nenhum significado arqueológico foi identificado e não havia reivindicações anteriores conhecidas sobre a descoberta.
O tesouro estava embalado em simples sacos plásticos e suas origens permanecem um mistério, pois o antigo proprietário do imóvel faleceu. O jornal local “Le Progres” foi o primeiro meio de comunicação a noticiar esta descoberta sensacional. A questão emocionante agora permanece: se quem o encontrou venderá o tesouro ou o manterá como um investimento valioso.
Os aspectos legais de uma descoberta de tesouro
Na Alemanha, onde também se suspeita de numerosos tesouros, existem estruturas e leis que regulam as descobertas de tesouros. Um tesouro é aí definido como algo móvel que ficou escondido até ser descoberto. Isto é feito por Gold.de explicou. É feita uma distinção entre tesouros e achados que ainda têm dono vivo. Este regulamento tem raízes históricas e está registado, por exemplo, no Sachsenspiegel.
Na Alemanha existe a obrigação de comunicar as descobertas de tesouros, a fim de esclarecer quaisquer reivindicações de propriedade. Se um tesouro for encontrado, aplica-se uma regra 50:50 entre quem o encontrou e o proprietário do imóvel, de acordo com a Seção 984 do Código Civil Alemão (BGB). É importante que os aspirantes a caçadores de tesouros conheçam os regulamentos locais, especialmente porque cavar ou procurar sem licença é uma ofensa punível.
O que vem a seguir?
Um vento promissor sopra para o descobridor de ouro em Neuville-sur-Saône. Ele tem muita sorte porque no caso dele não há reivindicações históricas sobre o tesouro. Em muitos outros casos, a contrapartida na Alemanha poderia parecer completamente diferente. Aqui, a questão da propriedade torna-se muitas vezes uma questão jurídica complexa. As leis variam de estado para estado.
Independentemente do que o nosso vizinho francês decida fazer com a sua riqueza recém-adquirida, a mistura de entusiasmo e incerteza que acompanha a descoberta de um tesouro é um capítulo emocionante na sua vida. Uma coisa é certa: seja a venda do tesouro ou um investimento para o futuro, a história tem potencial para escrever mais um capítulo sobre as maravilhas dos tesouros que estão escondidos no subsolo.