Fechamento total por meses! Então a Deutsche Bahn interrompeu a conexão
A Ferrovia Anhalter está fechada até dezembro de 2025. As obras afetam o transporte regional e de longa distância, incluindo Wittenberg.

Fechamento total por meses! Então a Deutsche Bahn interrompeu a conexão
Em 24 de setembro de 2025, a Deutsche Bahn deu o sinal de partida para obras abrangentes que afetarão vários estados federais. Devido às extensas medidas de renovação, a Anhalter Bahn entre Berlin Südkreuz e Bitterfeld está completamente fechada até 13 de dezembro de 2025. Os viajantes devem se preparar para restrições significativas no transporte regional e de longa distância. Alto Moz.de Os passageiros de transportes de longa distância devem esperar tempos de viagem mais longos, de 45 a 60 minutos. Outro incômodo é a falta de paradas em Berlin-Südkreuz e Lutherstadt Wittenberg.
As restrições à Anhalter Bahn também afetam as populares conexões diretas entre Frankfurt am Main e Berlim via Erfurt. Embora continuem disponíveis ligações alternativas através de Kassel, o desvio para comboios de longa distância em Berlim através da Ostkreuz é um obstáculo adicional para muitos passageiros. O transporte local, em particular, também está a sofrer, uma vez que várias linhas regionais em Brandemburgo e na Saxónia-Anhalt têm de ser substituídas por autocarros, incluindo os populares RE3, RE4 e RE8, bem como RB24, RB32 e RB33. As linhas S-Bahn S2 e S8 entre Bitterfeld e Lutherstadt Wittenberg também foram afetadas.
Antecedentes do bloqueio
A história de fundo das obras atuais é antiga. A Ferrovia Anhalter tem uma longa tradição que remonta à década de 1840, quando a Companhia Ferroviária Berlim-Anhalt abriu a rota de Berlim a Köthen. MDR.de. O significado desta conexão mudou ao longo dos anos. A rota no sul de Berlim foi a ligação mais importante entre Berlim e o sul da Alemanha até à Segunda Guerra Mundial, antes de ser danificada pelo caos da guerra e nunca ser totalmente restaurada.
A própria Deutsche Bahn também enfrentou estes desafios. Como parte de um programa abrangente de renovação que está programado para ser concluído até 2027, a infraestrutura, as operações ferroviárias e a eficiência económica deverão ser significativamente melhoradas. Os planos mostram que o foco está na reforma geral de 1.500 quilômetros de percurso. Entre outras coisas, 200 caixas de sinalização antigas serão substituídas e o número de pontos de condução lenta será reduzido Ferrovia alemã.
O que os viajantes podem esperar?
A partir de 24 de outubro, a Dresdner Bahn estará ligada à Anhalter Bahn, o que poderá trazer algum alívio. Após a conclusão das obras em dezembro, o percurso será classificado como livre de construção pelos próximos três anos. Isto significa que os viajantes podem contar com infraestrutura confiável em viagens futuras. A Deutsche Bahn planeia aumentar a pontualidade no transporte de longa distância para 75 a 80 por cento dentro de três anos e, como resultado, promover de forma sustentável a utilização das rotas através de uma melhor experiência do cliente.
Para os passageiros e viajantes, isto significa que têm de se preparar para um período de transição com alterações restritivas de horários e ligações limitadas. Mas a perspectiva de longo prazo promete, em última análise, melhorias quando todo o trabalho estiver concluído.