Dia da Reforma: Tempo de mudanças pessoais e novos caminhos!
O Dia da Reforma, em 31 de outubro, comemora a publicação de suas teses por Martinho Lutero em Wittenberg em 1517 e inspira reformas pessoais.

Dia da Reforma: Tempo de mudanças pessoais e novos caminhos!
Hoje, 31 de outubro de 2025, celebramos não só o Dia da Reforma, mas também as profundas mudanças que este dia simboliza. O Dia da Reforma comemora o ato corajoso de Martinho Lutero, que afixou as suas 95 teses na porta da igreja do castelo em Wittenberg em 1517. Estas teses, que denunciavam os abusos dentro da igreja, não foram apenas um debate académico sobre indulgências e penitência, mas desencadearam uma onda de agitação religiosa e, em última análise, uma divisão na igreja cristã. Os escritos de Lutero se espalharam rapidamente, auxiliados pela nova imprensa, o que significou que sua mensagem alcançou muito além dos muros da igreja e alcançou muitas pessoas.
No seu artigo NDR, a colunista Lena Bodewein retoma a ideia de que 31 de outubro é também uma excelente ocasião para considerar reformas pessoais. Incentiva você a repensar velhos hábitos e trilhar novos caminhos. Isto é particularmente apropriado na véspera do Dia de Todos os Santos, quando muitas pessoas fazem uma pausa e refletem, bem como no Dia de los Muertos no México, que é celebrado em 1º de novembro para lembrar os falecidos.
Umas férias com história
O Dia da Reforma foi estabelecido como feriado para todos os protestantes em 1667 pelo eleitor João Jorge II da Saxônia. Originalmente, 31 de outubro era o dia em que muitas pessoas* comemoravam os acontecimentos de 1517 e, com o tempo, este dia tornou-se um feriado significativo celebrado em vários estados federais, como Brandemburgo, Saxônia e Turíngia. O significado especial do Dia da Reforma tornou-se particularmente visível no 500º aniversário em 2017, quando foi celebrado como feriado pan-alemão.
No entanto, verifica-se que o festival não é igualmente popular em todas as regiões. Críticos, como o Conselho Central dos Judeus na Alemanha, expressam preocupações sobre a relevância contemporânea do feriado, especialmente tendo em conta o cisma dentro da Igreja. Segundo eles, o feriado evoca memórias de conflitos que hoje não parecem mais atraentes.Wikipedia
As celebrações e sua diversidade
Embora o Dia da Reforma não seja feriado na Áustria, os estudantes protestantes podem tirar folga da escola para comemorar este dia. O Dia da Reforma também é reconhecido como feriado oficial em outros países, como a Eslovênia e o Chile, mostrando o quão abrangente foi o impacto dos ensinamentos de Lutero.
Hoje, o Dia da Reforma é uma ocasião em muitas comunidades protestantes para realizar cultos religiosos, que são frequentemente caracterizados pelo diálogo ecuménico. Cada vez mais igrejas estão aproveitando a oportunidade para falar sobre reconciliação e unidade. O Dia da Reforma não é apenas uma comemoração retrospectiva, mas também um convite para pensar ativamente sobre sua própria vida e ousar fazer mudanças - um tema que Lena Bodewein aborda de forma impressionante quando cita a panificação como um exemplo simples de reformas na vida cotidiana.