Alerta vermelho em Gohrischheide: o incêndio florestal está se espalhando!
Incêndios florestais na Saxônia: Corpo de bombeiros mobiliza forças adicionais em Gohrischheide. Evacuações e medidas de proteção estão em andamento.

Alerta vermelho em Gohrischheide: o incêndio florestal está se espalhando!
Uma situação dramática está a surgir na região de Gohrischheide. Os serviços de emergência estão atualmente a todo vapor para combater um violento incêndio florestal. Como MDR relatado, o número de bombeiros aumentou de 156 para 180 para enfrentar os desafios crescentes. Isso aconteceu por ordem do prefeito de Zeithain, Mirko Pollmer, que falou de um segundo incêndio que se espalhava rapidamente.
Os agricultores da região também são agora solicitados a arar ou limpar os seus campos, a fim de criar faixas de proteção e conter o fogo. No entanto, a situação continua tensa, uma vez que dois serviços de emergência de Brandemburgo já sofreram ferimentos graves. O ministro do Interior, René Wilke, relata queimaduras enquanto 65 bombeiros de Brandemburgo trabalham para combater as chamas.
Evacuações e situação de grandes danos
O distrito de Meißen declarou um grande desastre às 17h. sob a direção do chefe dos bombeiros distrital Thomas Fischer. Um incêndio está a espalhar-se rapidamente no distrito de Heidehäuser, razão pela qual os residentes estão a ser solicitados a abandonar os seus edifícios em direção a Lichtensee. Está também a ser preparada uma evacuação do lar local, responsável por crianças e jovens com deficiência. Os residentes devem estar preparados para o facto de poderem ter de abandonar as suas habituais quatro paredes.
No entanto, também há algo positivo a relatar: até agora, o incêndio não teve impacto nas instalações da Bundeswehr ou no depósito de materiais. Atualmente não há discussão sobre o apoio aos trabalhos de combate a incêndios, o que deve amenizar os receios de alguns moradores. Maria Mittrach, da Kamenz Technical Relief Agency, também cuida do atendimento aos serviços de emergência no local.
Circunstâncias perigosas em Brandemburgo
Na vizinha Brandemburgo, a situação não é menos grave. Alto Espelho Diário Embora os grandes incêndios florestais em Treuenbrietzen e Kleinbahren estejam agora sob controlo, o corpo de bombeiros está a preparar-se para a possibilidade de as brasas existentes voltarem a incendiar-se. Uma ameaça da Saxônia poderia se espalhar para Brandemburgo.
O risco de incêndios florestais é elevado e os especialistas alertam que o nível de perigo mais elevado é 5 no distrito de Elba-Elster, pelo que a situação deve continuar a ser monitorizada de perto. Uma rápida olhada no Índice de Perigo de Incêndios Florestais (WBI) do Serviço Meteorológico Alemão mostra que a situação permanece crítica e deixa claro que ainda é necessária maior vigilância, especialmente nos próximos dias, pois não há chuva à vista.
- Waldbrandgefahrenindex (WBI) – Stufen:
- 1 = sehr geringe Gefahr
- 2 = geringe Gefahr
- 3 = mittlere Gefahr
- 4 = hohe Gefahr
- 5 = sehr hohe Gefahr
A responsabilidade pela avaliação do risco de incêndios florestais cabe às autoridades estatais e, neste momento, a situação está tudo menos relaxada. Só podemos esperar que as mudanças no clima possam em breve proporcionar alívio. Até então, a região permanece em alerta.