Bautzen está se tornando verde: 27 fachadas para um melhor clima urbano até novembro!
A associação habitacional Bautzen está a iniciar um projecto de 400.000 euros para fachadas verdes para um melhor clima urbano.

Bautzen está se tornando verde: 27 fachadas para um melhor clima urbano até novembro!
A Bautzener Wohnungsbaugesellschaft (BWB) elaborou um plano emocionante que não só ilumina a paisagem urbana, mas também dá uma contribuição concreta para melhorar o clima na cidade. Especificamente, envolve o paisagismo de 27 fachadas de casas, e o projeto tem um orçamento de impressionantes 400.000 euros. Uma grande parte, nomeadamente 80 por cento, é financiada por um programa de financiamento do Estado Livre da Saxónia. Isto torna o projeto particularmente atraente para o conselho municipal, uma vez que a abundância de financiamento cria muito espaço para permitir mudanças sustentáveis.
Onde exatamente é dada a luz verde? As mudanças são visíveis na Adolf-Kolping-Strasse, Salvador-Allende-Strasse, Talstrasse e também ao longo da Dresdener Strasse, entre outras. No total, impressionantes 2.000 metros quadrados serão paisagísticos profissionalmente. Na verdade, o BWB apresentou 27 candidaturas para este programa de financiamento no ano passado e todas foram aprovadas. Um verdadeiro sucesso!
Locais e tecnologia
Mas como tudo isso funciona? As treliças são montadas nas paredes da casa depois de as fachadas terem sido testadas quanto à sua capacidade de carga. Este é um passo crucial porque a segurança está em primeiro lugar. Quando se trata de plantas, o BWB definitivamente mostrou uma boa mão com hortênsias trepadeiras, trepadeiras selvagens e hera; Estas plantas podem crescer até 14 metros de altura, criando uma parede verde exuberante.
A conclusão do projeto está prevista para o final de novembro de 2025. Curiosamente, o BWB já instalou um objeto de teste para esverdeamento de fachadas, que está em operação há dois anos e já produz resultados positivos iniciais. Essa vegetação pode melhorar significativamente o clima da cidade, reduzindo o calor do verão em até oito graus! Isto mostra que tais medidas não só parecem elegantes, mas também oferecem vantagens funcionais.
Clima urbano e desafios
Como nos mostra uma análise abrangente das alterações climáticas, as condições de vida nas cidades estão a mudar cada vez mais. O aumento das temperaturas devido à vedação e às áreas de construção está na ordem do dia. Se não tomarmos contramedidas a tempo, existe o risco de calor, seca e chuvas fortes. Os telhados e fachadas verdes são, portanto, medidas particularmente rentáveis e eficazes que muitos municípios deveriam considerar. Não só o estresse térmico pode ser reduzido e a qualidade do ar melhorada, mas também são criados oásis verdes de relaxamento no meio da selva urbana umweltbundesamt.de.
Outro ponto positivo: os espaços verdes vedados o menos possível absorvem a água da chuva e reduzem o risco de inundações. A jardinagem urbana também é uma tendência que ganha cada vez mais importância para muitas cidades. O BWB está dando exemplo com seu projeto atual e mostra que é possível matar muitos coelhos com uma cajadada só com um conceito bem pensado.
A tecnologia de treliça é instalada por uma empresa especializada que adapta os andaimes individualmente à estrutura do edifício. O próprio plantio também deverá ser concluído dentro de alguns dias, para que o bairro possa em breve se beneficiar das novas facetas verdes.
Globalmente, o projecto contribui para um clima urbano significativamente melhor e dá-nos esperança de novos compromissos semelhantes no futuro. O BWB tem uma meta ambiciosa, mas viável, que outras cidades deveriam usar como modelo.