Absolvição de extremistas de direita: Bautzen sob pressão de slogans!
O Tribunal Distrital de Bautzen absolve extremistas de direita. Incidentes em manifestações, operações policiais e o aumento do extremismo de direita estão a causar discussão.

Absolvição de extremistas de direita: Bautzen sob pressão de slogans!
Uma decisão judicial atual está causando agitação em Bautzen. Um réu extremista de direita de 20 anos foi absolvido pelo tribunal distrital. A acusação baseava-se na utilização de matrículas de organizações inconstitucionais e terroristas. Numa manifestação em 25 de janeiro de 2025 e num contraprotesto pelo Christopher Street Day (CSD) em setembro de 2024, o réu teria entoado o slogan proibido “Alemanha desperta”. No entanto, o tribunal considerou isso improvável. O juiz Robert Klinkicht disse que não havia provas suficientes do conhecimento do réu sobre a criminalidade do slogan, relata o saxão.
O arguido, membro do grupo extremista de direita “Urbs Turrium”, participou ativamente em vários protestos de segunda-feira e tentou influenciar o protesto e conquistar novos seguidores. Slogans como “Fora dos criminosos estrangeiros” são cantados regularmente. Segundo o Gabinete Saxónico para a Protecção da Constituição, o grupo consolidou-se como extremista de direita e também organizou uma manifestação contra o CSD, que ocorreu em agosto de 2024. Entretanto, as ações mais recentes do grupo, nas quais o arguido atuou como incitador, ocorreram em 29 de março de 2025.
Extremismo de direita e CDS
Em conexão com os incidentes no CSD em Görlitz em 28 de setembro de 2024, também apareceram contramanifestantes extremistas de direita. Apesar dos fortes slogans da direita, o CSD manteve-se pacífico, como relatou a porta-voz da polícia, Anja Leuschner. Para proteger os participantes do CSD, a polícia rechaçou os contramanifestantes de direita. Eles estavam reunidos no Kornmarkt e expressaram em voz alta sua antipatia.
O próprio evento do CSD, com mais de 1.000 visitantes, foi caracterizado pela tolerância e pelo apelo aos direitos das pessoas LGBTQ+, e fez lembrar os acontecimentos históricos no Stonewall Inn. Os participantes usaram menos glitter para sua própria proteção e houve uma forte presença policial em Bautzen. Protestos contra as hostilidades em curso também foram observados nas ruas. Embora fossem discutidos assuntos sérios, havia um bom clima de festa, principalmente na Postplatz.
Números atuais sobre o extremismo de direita
O problema do extremismo de direita continua alarmante. De acordo com isso Proteção da Constituição O número potencial de extremistas violentos de direita na Alemanha é de cerca de 15.300 pessoas. Esse número aumentou em relação aos anos anteriores. Em 2024, foram registados mais de 37.800 crimes de extremismo de direita, um aumento de 47,4% face ao ano anterior.
Foi registado um aumento de 11,6% na área da violência extremista de direita. Incidentes com antecedentes xenófobos mostram que este problema está profundamente enraizado na sociedade. As crescentes disputas e tensões entre grupos de direita e de esquerda, especialmente em cidades como Dresden, deixam claro que existe uma necessidade contínua de apoio para garantir uma sociedade segura e tolerante.