Nova diversão da região: TanteEmma2go começa com sucesso!
Bautzen depende do abastecimento regional: Os fundadores da “TanteEmma2go” promovem o acesso a alimentos frescos.

Nova diversão da região: TanteEmma2go começa com sucesso!
Algo inovador está a acontecer na região de Bautzen: a iniciativa “TanteEmma2go” leva produtos frescos e regionais diretamente às pessoas. Nancy Römer e Maria Stiller tornaram-se independentes na distribuição de alimentos e dependem de uma máquina de venda automática que abastece as aldeias e cidades do distrito com alimentos de alta qualidade. A ideia surgiu quando Römer observou que muitas lojas locais estavam fechando e havia cada vez menos opções de suprimentos básicos diários. Foi assim que se decidiu colmatar esta lacuna com uma máquina de venda automática que oferecesse produtos regionais e de elevada qualidade. A primeira máquina foi finalmente instalada em 2025, após meses de busca por um fornecedor, e agora funciona perfeitamente, conforme relata Römer. Relatórios MDR.
Mas o que você pode comprar na máquina de venda automática? Uma variedade colorida de iguarias regionais: desde iogurte e queijo de Krabat Milchwelt em Kotten, até especialidades em conserva da fazenda Domanja em Hoske, até sucos refrescantes de Kekila em Lawalde. Carne, assados, mel e ovos da região também estão disponíveis. O objetivo dos dois fundadores é claro: reavivar a oferta de bons alimentos regionais. Eles esperam que o conceito se consolide nos próximos meses e que a conscientização sobre a máquina possa ser aumentada por meio de diversas medidas, como sinalização nas ruas. Meus relatórios Bernsdorf.
Do conceito à implementação
A jornada para implementar a máquina não foi fácil. Encontrar o fornecedor certo de máquinas de venda automática era difícil, o que significava longos prazos de entrega. Foram procuradas soluções durante vários meses até que a máquina pudesse finalmente ser configurada. No entanto, a resposta na primeira fase foi inferior à do primeiro lançamento, há um ano. Mesmo assim, Römer e Stiller estão optimistas: estão a trabalhar arduamente para despertar o interesse do público e conquistar novos clientes.
Eles não estão sozinhos: o interesse em máquinas “AuntEmma2go” adicionais em outras comunidades da Alta Lusácia está crescendo. Numerosos inquéritos confirmam que há necessidade de tais pontos de contacto regionais. Nancy Römer, que também dirige uma clínica de cura em Bernsdorf, investiu os seus próprios fundos no projeto, mas também procura doações para apoiar o projeto. Todas as doações vão diretamente para a colocação em operação da primeira máquina, sem quaisquer deduções. Informações estão disponíveis para os interessados em ajudar. EconStor oferece uma perspectiva interessante.
Os esforços de Römer e Stiller estão sendo acompanhados com entusiasmo pela comunidade e pela população local. A implementação do projeto é um passo ousado para uma melhor oferta de alimentos locais, que certamente poderá ser frutífera na região.