Ataque incendiário em caminhão Rothkegel: LKA investiga extremismo!
Ataque incendiário em caminhão em Leipzig-Knauthain: LKA está investigando um ataque radical de esquerda a empresas de propriedade do político da CDU Rothkegel.

Ataque incendiário em caminhão Rothkegel: LKA investiga extremismo!
Na noite de sexta-feira houve um incêndio criminoso devastador contra dois caminhões em Leipzig-Knauthain. Estes veículos pertenciam à empresa Rothkegel de Leipzig. Os danos estão estimados em várias centenas de milhares de euros, mas felizmente não houve feridos. Como resultado do incidente, o Gabinete de Polícia Criminal do Estado da Saxónia (LKA) assumiu a investigação, e o centro policial de defesa contra o terrorismo e o extremismo está agora a trabalhar intensamente no caso, como relata [lvz.de].
O diretor-geral da empresa, Uwe Rothkegel, conhece bem a cidade e foi anteriormente líder do grupo parlamentar da CDU na Câmara Municipal. Rothkegel condena veementemente o ataque e sublinha que os valores da sua empresa não são compatíveis com a violência e o extremismo. A CDU de Leipzig também o apoia e descreve o ataque como terrorismo radical de esquerda criminoso.
Antecedentes do ataque
Rothkegel tenta se distanciar das acusações descrevendo-se como um simples patrocinador do “Sin City Boxing Gym” e afirmando que os eventos esportivos são apolíticos. No entanto, há uma história sombria. Por exemplo, em 2021, durante uma busca perto do estúdio de boxe, foi encontrada uma bandeira com a suástica, que o clube até hoje nega veementemente que estivesse pendurada em suas paredes.
Na discussão política, é também feita referência à orientação cada vez mais autoritária da CDU e são discutidos os laços estreitos entre a CDU e a extrema direita. Os críticos apontam que a CDU adota repetidamente posições racistas que foram anteriormente propagadas pela AfD. Isto contribui para a polarização da sociedade e mostra quão perigosamente estreita é a cooperação destas correntes políticas, especialmente a nível local.
Peça ajuda
A LKA e o Ministério Público são sérios e lançaram um apelo a testemunhas para recolherem informações sobre o crime. A esperança é que o pedido publicado revele mais informações sobre os antecedentes e os perpetradores. A pressão sobre as estruturas da Antifa está a crescer, enquanto as tendências autoritárias na política estão a aumentar.
Neste contexto, é importante permanecer vigilante e tomar medidas activas contra o extremismo e a violência crescente. O objetivo é discutir não só os atos cruéis, mas também a responsabilidade das empresas e dos políticos, que por vezes operam numa zona cinzenta que parece preocupante.
Por quanto tempo a sociedade pode e deve tolerar tal comportamento? Uma coisa é certa: os acontecimentos que rodearam este ataque incendiário têm o potencial de reacender a discussão sobre o extremismo e as suas raízes em Leipzig. Fiquemos atentos!