Greve dos cervejeiros na Saxónia: 90% dos trabalhadores exigem salários mais elevados!
Na Saxônia, terminou uma greve de vários dias nas cervejarias, enquanto a NGG exige aumentos salariais de 7%. Os locais de ataque são Leipzig e Freiberg.

Greve dos cervejeiros na Saxónia: 90% dos trabalhadores exigem salários mais elevados!
Na Saxônia, os ânimos estão fervendo na indústria cervejeira. Uma greve de vários dias que terminou na noite de domingo afetou significativamente a produção de algumas das cervejarias mais conhecidas do país. De acordo com MDR, várias centenas de pessoas participaram dos protestos, que foram iniciados pelo sindicato Food-Genuss-Gaststätten (NGG).
As greves ocorreram em cidades como Leipzig, Krostitz, Freiberg e Radeberg e a participação foi de impressionantes 90% dos funcionários convocados. Isto significa que as cervejarias Radeberger, Freiberger, Sternburg e Krostitzer serão gravemente afetadas. A produção nestas empresas “ficou em grande parte paralisada”, enquanto a entrega das cervejas populares também foi visivelmente restringida, como Sächsische.de relatórios.
Objetivos da ação de greve
O NGG pede um aumento salarial de sete por cento e mais dinheiro para os estagiários. Uwe Ledwig, o gestor distrital regional da NGG, já prometeu mais greves de alerta se não houver resposta às exigências dos empregadores. Até agora, os empregadores não fizeram uma oferta concreta, o que agrava ainda mais a situação.
A actual ronda de negociação colectiva também inclui a Köstritzer Schwarzbierbrauerei na Turíngia e a Cervejaria Wernesgrüner, que ainda não entraram em greve. Os empregadores descrevem as exigências atuais como “injustas e excessivas”, como também foi ouvido nas cervejarias do norte da Alemanha durante a atual negociação coletiva com a NGG. Recentemente houve ali uma greve de alerta de 24 horas, mas sem grandes impactos na produção porque foram tomadas medidas evasivas, como: Süddeutsche informado.
As medidas de greve fazem parte de uma pressão mais ampla sobre a associação patronal da Saxónia para criar mais movimento nas negociações salariais em curso. Será ainda mais emocionante ver se os empregadores reagem aos sinais claros dos trabalhadores. A próxima ronda de negociações será certamente crucial para o futuro da indústria cervejeira saxónica.