Exposição de mineração Silver Shine & Buddy Death” inspira 43 mil visitantes!
A bem-sucedida exposição de mineração “Silver Glanz & Buddy Death” em Chemnitz atrairá um grande número de visitantes até 29 de junho de 2025.

Exposição de mineração Silver Shine & Buddy Death” inspira 43 mil visitantes!
Mais de 43.000 visitas - esse é o saldo impressionante da exposição “Silver Shine & Buddy Death” no Museu Estadual de Arqueologia de Chemnitz (smac) desde sua inauguração, há oito meses, como a primeira contribuição para a Capital Europeia da Cultura Chemnitz 2025. Esta mostra é considerada a exposição especial de maior sucesso do museu e mostra de forma impressionante como a mineração de minério moldou a região por três milênios e meio.
A exposição não trata apenas do lado glamoroso da mineração – ela também faz um olhar crítico sobre os aspectos negativos que a acompanham: desespero, morte e destruição ambiental são temas que também são abordados aqui. Alto medienservice.sachsen.de A última oportunidade de visitar este espetáculo multifacetado será oferecida até domingo, dia 29 de junho. Neste último dia de exposição, as portas estão abertas das 10h00 às 18h00, a entrada custa 9 euros, preço reduzido 6 euros.
Destaque especial para a oficina criativa “Steigerstube” para crianças dos 4 aos 11 anos, que funciona aos sábados e domingos a partir das 12h00. às 16h por apenas um euro por pessoa. Uma programação musical também garante o bom ambiente: haverá bailes mineiros no sábado, às 15h, seguidos de concerto de metais, às 18h. Sábado também oferece passeios às 15h e 16h. - o primeiro já está lotado, restam poucas vagas para o segundo.
Raízes culturais e desenvolvimentos tecnológicos
A exposição aborda a relação abrangente entre as pessoas e a natureza no contexto da mineração, que está profundamente enraizada na Saxônia. Não só documenta desenvolvimentos técnicos e inovações, mas também aborda a solidariedade em circunstâncias adversas, que era a vida quotidiana de muitos mineiros. Na região, a mineração não só criou riqueza e beleza, mas também expôs alguns lados obscuros, como a destruição do meio ambiente e os perigos associados ao trabalho subterrâneo.
Um ponto central do programa é a questão de quais lições podem ser tiradas da história para o futuro. Ao mesmo tempo, uma trilha paralela de esculturas sob o lema “Tudo vem da montanha” está acontecendo em mais de 38 cidades e comunidades ao redor de Chemnitz. Deutschland.de destaca que as esculturas refletem vários aspectos da mineração e foram criadas por artistas regionais e internacionais, a fim de reconhecer adequadamente o significado cultural da mineração.
A Brass Band Sachsen retoma o legado das tradições musicais da mineração, raramente encontrado na Alemanha. Esta forma de música teve origem nas áreas mineiras de carvão inglesas no século XIX e será mantida viva em Chemnitz em 2025 para celebrar as ligações culturais entre a Alemanha e a Grã-Bretanha.
Os últimos dias da exposição “Silver Shine & Buddy Death” não só oferecem uma oportunidade de explorar as dimensões culturais e históricas da mineração de minério, mas também a oportunidade de participar em eventos que dão vida às tradições e histórias. Qualquer pessoa que queira dar uma nova olhada nesta impressionante exposição especial agora tem a melhor chance de fazê-lo antes que a exposição feche suas portas.