Chemnitz 2025: Capital da cultura com um novo Centro de Documentários da NSU!

Chemnitz 2025: Capital da cultura com um novo Centro de Documentários da NSU!

A cidade de Chemnitz, a terceira maior cidade da Saxônia e Alemanha Oriental, chegou recentemente a um marco: a nomeação como capital cultural da Europa em 2025 surpreendeu muitos. Mas o que está por trás desse título não convencional? À primeira vista, Chemnitz impressiona com a diversidade arquitetônica, que se mostra no TheatrelPlatz, onde a Opera House, o Museu de Belas Artes e a Igreja de St. Petri se encontram harmoniosamente em um estilo monumental. Outra olhada nos Broad Boulevards revela que, apesar da perda de numerosos edifícios históricos, a cidade ainda incorpora uma grande forma que testemunha o desenvolvimento cultural de uma vontade à maneira como Welt explicou.

Com cerca de 250.000 habitantes, Chemnitz tem a propriedade de transmitir um sentimento quase irreal à noite. A história e a modernidade se encontram aqui, e locais como o hotel "Chemnitzer Hof", um edifício plano moderno da década de 1930, atrai seu charme. Além disso, a cidade lida ativamente com seu passado industrial. O curso "Garagens#3000" e o Museu da Indústria fornecem uma visão da história técnica, especialmente o importante papel da produção automotiva.

Destaques culturais e cena de arte

Chemnitz não apenas supera sua arquitetura, mas também com uma animada cena de arte, teatro e música. Isso alcançou nova importância desde a reunificação. Um exemplo disso é o Karl-Schmidt-Rottluff-Haus, que é dedicado ao expressionista importante e apresenta seus trabalhos. A coleção de arte em Theatreplatz mostra uma coleção notável, enquanto as obras de Gunzenhauser de 190 artistas, incluindo muitas mulheres, tematizam e, portanto, refletem a variedade de formas artísticas de expressão no período entre guerras.

Outra contribuição importante para a capital da cultura 2025 faz do recém -inaugurado Centro de Documentação "Processo Open", que é dedicado ao processamento do ataque terrorista do subsolo nacional -socialista (NSU). O centro foi aberto em 25 de maio deste ano, e a complexidade da história da NSU, que afetou a vida de muitas pessoas entre 1998 e 2011, é discutida aqui. Chemnitz 2025 descreve que o centro não apenas comemora as vítimas, mas também enfrenta os desafios de lidar com o racismo e o cotidiano.

Uma olhada no passado e o futuro

Os atos de terror da NSU, nos quais um total de dez pessoas foram assassinadas, são um capítulo sombrio da história alemã. Além de uma exposição, o Centro de Documentação também oferece ofertas educacionais e de colocação que devem incentivar informações e questionamentos. Um arquivo também é selecionado que ganha materiais para experiências de migração e incidentes racistas. A equipe convida a todos, especialmente jovens e parentes da comunidade de migrantes, a contribuir com suas memórias e objetos para manter a história viva.

Um objetivo central do centro é fazer de Chemnitz um local de memória e diálogo. "A cidade tem que enfrentar seu passado e lembrar as vítimas dos atos da NSU", enfatiza Gamze Kubaşık, filha de uma vítima da NSU, como parte da cerimônia de abertura. The center of the center is the "Initiative Open Society", "Asa-Fff" and "Raa Sachsen", and the funding is supported by the federal government and the state of Saxony with around four million euros, such as [mdr] (https://www.mdr.de/nachrichten/sachsen/chemnitz/chemnitz-stollberg/ Exposition-nsu-terror-kulturhaupstadt-100.html) relatado.

A conexão de Chemnitz 'para o A 4 e a 72 rodovias, bem como boas conexões de trem de Rostock e Berlim, tornam a cidade facilmente acessível. Se você aparecer, não apenas deve olhar para os destaques culturais, mas também usar a gama convidativa de hotéis, incluindo o "Hotel Chemnitzer Hof" e o "Hotel Alexxanders". Se você quiser aprender mais sobre os diversos museus e instituições culturais, encontrará todas as informações sobre os sites correspondentes da cidade.

Details
OrtChemnitz, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)