Chemnitz enfrenta uma transição para aquecimento: gás, lenha ou sol? É assim que funciona!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Chemnitz discute soluções de aquecimento preparadas para o futuro. Novas leis promovem as energias renováveis ​​até 2028. Saiba mais aqui!

Chemnitz diskutiert zukunftssichere Heizlösungen. Neue Gesetze fördern erneuerbare Energien bis 2028. Informieren Sie sich hier!
Chemnitz discute soluções de aquecimento preparadas para o futuro. Novas leis promovem as energias renováveis ​​até 2028. Saiba mais aqui!

Chemnitz enfrenta uma transição para aquecimento: gás, lenha ou sol? É assim que funciona!

Muita coisa poderá acontecer em breve na área de fornecimento de aquecimento em Colônia. Atualmente, a maioria dos apartamentos da cidade ainda aquece com caldeiras a gás natural. Mas com a entrada em vigor da nova Lei da Energia dos Edifícios (GEG), as mudanças são iminentes. Estes regulamentos destinam-se a promover a mudança para alternativas de aquecimento respeitadoras do clima. Os proprietários de apartamentos estão principalmente preocupados com a questão de quais soluções de aquecimento serão mais bem utilizadas no futuro.

O fornecedor de energia Eins está atualmente a instalar tubos de aquecimento urbano na Barbarossastrasse, o que pode definitivamente ser visto como um passo na direção certa. No entanto, ainda há uma variedade de opções de aquecimento disponíveis para os proprietários de Colônia. A mudança para energias renováveis ​​não é importante apenas para o ambiente, é também apoiada por incentivos governamentais.

Nova lei traz uma lufada de ar fresco

Tal como informa o governo federal, a partir de Janeiro de 2024, apenas sistemas de aquecimento baseados em pelo menos 65% de energia renovável serão instalados em novos edifícios em novas áreas de desenvolvimento. Isto dá início a um período de transição em que os municípios, incluindo Colónia, devem determinar até 2028 onde serão expandidas as redes de gás e as redes de aquecimento com impacto neutro no clima. As grandes cidades ainda têm até 2026.

O novo plano do GEG visa avançar mais rapidamente na transição para o aquecimento. Um objectivo notável: a Alemanha quer ser neutra para o clima até 2045, enquanto três quartos dos sistemas de aquecimento ainda se baseiam em gás fóssil ou petróleo. A partir de 2028, será mesmo obrigatório que os novos sistemas de aquecimento utilizem uma maior proporção de energias renováveis.

Oportunidades de financiamento para proprietários

O que é particularmente interessante para os proprietários é que os pedidos de financiamento para substituição de aquecimento também serão possíveis a partir de 27 de agosto de 2024. Os proprietários podem receber até 35 por cento dos custos de investimento reembolsados, enquanto medidas particularmente eficientes podem oferecer um bónus adicional. Além disso, a partir de 27 de fevereiro de 2024, os proprietários também poderão solicitar subsídios do KfW, com subsídio máximo de até 70 por cento, dependendo da renda.

As opções de apoio financeiro incluem também outras medidas de renovação relacionadas com a energia, como isolamento ou novas janelas. O aconselhamento energético é ainda encorajado, ajudando os proprietários a tomar as melhores decisões possíveis quando se trata de sistemas de aquecimento.

Abordagens pragmáticas para o período de transição

Os regulamentos relativos às avarias no aquecimento são particularmente interessantes: os sistemas existentes podem ser reparados, o que oferece uma solução pragmática para muitos proprietários. Os proprietários que usufruem de subsídios não podem transferir os custos de substituição do sistema de aquecimento para a renda, o que constitui mais um incentivo para fazer face às mudanças.

Com um aumento contínuo do preço do CO2 para os combustíveis fósseis, que aumentará para 45 euros por tonelada a partir de 2024 e continuará a aumentar até 2027, a pressão sobre os sistemas existentes aumentará. Uma coisa é certa: a mudança para soluções de aquecimento mais ecológicas em Colónia está ao virar da esquina e oferece inúmeras oportunidades para todos os que agem agora.