Abertura do primeiro centro de documentário da NSU em Chemnitz!
Abertura do primeiro centro de documentário da NSU em Chemnitz!
Em 25 de maio de 2025, um centro de documentação foi aberto em Chemnitz através da célula terrorista extremista da direita "National Socialist Underground" (NSU). De acordo comMemória e responsabilidade
Barbara John, ombudsman do governo federal para vítimas da NSU, enfatizou a necessidade de danos e sofrimento para os parentes das vítimas. Entre 2000 e 2007, a NSU assassinou nove pessoas com formação em migração e uma policial e cometeu vários outros ataques. A célula terrorista existia até 2011 e incluía Uwe Mundlos, Uwe Böhnhardt e Beate Zschäpe. Enquanto Mundlos e Böhnhardt cometeram suicídio em 2011, Zschäpe 2018 foi condenado à prisão perpétua.
O centro de documentação também oferecerá espaço para educação, discussão e pesquisa. Oficinas e seminários, bem como um arquivo para pesquisa, estão planejados para promover um exame do passado e permitir um diálogo entre diferentes grupos populacionais. Khaldun al Saadi, da iniciativa "Sociedade Open", enfatiza que esse lugar deve ser mais do que um museu, mas um espaço convidativo para aumentar a conscientização sobre o extremismo direito.
Futuro e investimentos planejados
A partir de 28 de maio de 2025, o centro está aberto aos visitantes, com horários de funcionamento fixos a partir das 14h. às 17h Os governos federais e estaduais investiram dois milhões de euros no projeto. Na Saxônia, os movimentos da Grass Root lutaram muito por este centro e, depois de ter sido admitido no Acordo de Coalizão do Governo do Estado, muitos são positivos sobre os objetivos do Centro.
O centro de documentário da NSU em Chemnitz não apenas reflete o passado, mas também o desejo de moldar ativamente uma sociedade democrática. A iniciativa "Sociedade Aberta" recebeu muito incentivo ao projeto em Chemnitz, e outros centros semelhantes na Alemanha estão planejados, por exemplo, em Nuremberg. Essa iniciativa faz parte de uma discussão mais ampla sobre a necessidade de refletir a história da NSU e as falhas das autoridades. Um estudo de viabilidade que recebeu recentemente exige o estabelecimento de locais descentralizados de memória para encontrar as vítimas do terror da NSU.
The opening of the center is a significant step towards dealing with and promoting social dialogue about the consequences of the NSU complex, as well as swr.de e tagesschau.de Relatório.
Details | |
---|---|
Ort | Chemnitz, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)