L’Osteria conquista a Saxônia: novos restaurantes em Chemnitz, Dresden e Leipzig!
A L’Osteria abrirá em Chemnitz em fevereiro de 2025, como parte de uma iniciativa de crescimento com novas localizações na Saxônia.

L’Osteria conquista a Saxônia: novos restaurantes em Chemnitz, Dresden e Leipzig!
A L’Osteria conseguiu um grande negócio na Saxônia e está abrindo três novos locais em Chemnitz, Dresden e Leipzig. Este projeto foi implementado pelo Projeto Schwitzke de Düsseldorf e faz parte de uma iniciativa estratégica de crescimento da empresa, que hoje conta com mais de 200 localidades na Europa. Um bom talento para o estilo de vida italiano e grandes porções, anunciadas a um preço justo, tornam a L’Osteria particularmente popular entre os visitantes.
A inauguração em Chemnitz ocorreu em fevereiro de 2025. Aqui foi criada uma impressionante localização em Rosenhof com uma área de 475 metros quadrados. Os desafios estruturais não devem ser subestimados: durante os trabalhos de renovação, cerca de 80 inovações tiveram de ser feitas no betão sólido de um antigo edifício pré-fabricado da RDA. Esta extensa obra atesta a complexidade da obra interior, que foi realizada em condições estruturais especiais.
Reabertura na rua principal de Dresden
No início de abril, outro restaurante abriu portas em Dresden. Na rua principal, a L’Osteria oferece tudo o que é necessário para uma experiência gastronômica em 500 metros quadrados. As obras duraram apenas 13 semanas e, além dos trabalhos de piso e paredes, incluíram também uma coordenação cuidadosa dos parceiros para a tecnologia de cozinha, ventilação e refrigeração. Um grande sucesso que só aumenta a expectativa pela nova oferta gastronómica da cidade.
Delícias culinárias de Leipzig no Höfen am Brühl
O final foi a inauguração em Leipzig, prevista para o final de maio de 2025. Aqui, o novo restaurante estende-se por generosos 940 metros quadrados, dos quais 540 metros quadrados são destinados à própria área do restaurante. Devido ao festival internacional de ginástica alemão, a construção foi reduzida para apenas nove semanas, a pedido do cliente. Também aqui se utilizou o trabalho de fim-de-semana e o turno nocturno para poder abrir a horas. Wolfgang Sigg, Diretor Geral do Projeto Schwitzke, destacou os desafios da construção, bem como a importância do planejamento preciso e da boa coordenação em um comunicado à imprensa.
No entanto, a indústria da restauração não se depara apenas com novas aberturas interessantes, mas também com os seus desafios. Os últimos anos deixaram a sua marca: os encerramentos, a escassez de trabalhadores qualificados e o aumento dos preços estão a cobrar o seu preço. De acordo com um estudo da IW, a indústria foi a que perdeu mais empregados em termos relativos e muitos donos de restaurantes estão a ter enormes dificuldades em manter os salários dos seus empregados, ao mesmo tempo que os custos operacionais estão a aumentar.
O IVA sobre alimentos e bebidas aumentará de 7% para 19% a partir de 1 de janeiro de 2024 – uma medida que provavelmente levará a aumentos de preços. Esta mudança também colocará em foco a demanda popular por catering fora de casa. A indústria da restauração só pode adaptar-se a estas mudanças necessárias através de soluções criativas e de uma comunicação transparente com os hóspedes.
A expansão da L’Osteria pode ser vista ainda mais como um exemplo positivo da coragem de se desenvolver ainda mais num mercado desafiador. Resta saber como será o desempenho dos novos locais na Saxônia, mas a expectativa é grande e as chances não são ruins!
Para mais informações sobre as novas vagas e os desafios atuais na indústria da restauração, visite: Bilhete diário, TI aparafusado e Notificação alimentar.