Novo Milagre do Hélio em Chemnitz: Pesquisa no ponto de temperatura mais baixo!
Novo Milagre do Hélio em Chemnitz: Pesquisa no ponto de temperatura mais baixo!
Technische Universität Chemnitz, 09126 Chemnitz, Deutschland - Com um passo significativo no futuro da pesquisa, um novo sistema de fluidos de hélio foi colocado em operação em 15 de julho de 2025 na Universidade Técnica de Chemnitz. Esse sistema moderno substitui uma máquina de 30 anos que agora levou a problemas de manutenção e não poderia mais ser operado com eficiência devido à sua idade. Com a nova tecnologia, a pesquisa no campo da física de baixa temperatura, uma sub -area da física, que lida com a matéria a temperaturas extremamente baixas, suporta. As informações sobre isso podem ser encontradas em erzgebirge.tv .
O hélio líquido, que ferve a 4,15 Kelvin (menos 269 graus Celsius), é essencial para muitos experimentos científicos. Temperaturas extremas ajudam a minimizar influências perturbadoras. As aplicações variam de microscopia de sonda raster em física a espectroscopia de ressonância magnética na química, mas os computadores quânticos também requerem temperaturas muito baixas, geralmente apenas alguns miliclevinos para poder trabalhar com eficiência. De acordo com wikipedia , o básico da física de temperatura profunda e as tecnologias associadas são decisivas para o desenvolvimento de novos materiais e aplicações.O novo sistema e suas funções
O sistema recém -instalado pode produzir até 20 litros de hélio líquido por hora e trabalha em um sistema circulatório fechado. Consiste em três estágios principais: compressão, resfriamento e expansão. O hélio líquido é distribuído especificamente aos vários laboratórios de pesquisa no campus em jarros isolados por vácuo. A operação desta instalação é suportada pela empresa Vorbuchner, que instalou um compressor turbo moderno.
Como o hélio é limitado e caro, os preços aumentaram nos últimos anos e levaram a uma competição entre clínicas, sistemas de pesquisa e o setor espacial. O hélio é obtido principalmente como um produto da produção de gás natural, o que restringe ainda mais sua disponibilidade. A disponibilidade de gases líquidos é de importância central para aplicações futuras em criotecnologia e mecânica de baixa temperatura, que lida com as mudanças nos materiais em condições extremas. estudar mais inteligente enfatiza o papel importante da mecânica de temperatura profunda em temperaturas extremas.
Educação e experiência se reúnem
Outra vantagem do novo sistema líquido de hélio é a possibilidade de usá -lo para fins de ensino. Os estudantes de física podem aprofundar seus conhecimentos e obter experiência em estágios e palestras em experimentos de baixa temperatura. A física da temperatura de bloqueio não é apenas um campo emocionante de pesquisa, mas também oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira na indústria química e aplicações concretas em viagens espaciais.
No geral, o novo sistema no Tu Chemnitz é um progresso significativo na universidade e na pesquisa, que abre opções extensas em aplicações acadêmicas e práticas. Os futuros físicos agora têm a chance de adquirir o know-how necessário no "ponto mais frio" de Chemnitz para trabalhar com sucesso no mundo fascinante da física de temperatura profunda e nas fontes de gargalo para gás líquido.
Details | |
---|---|
Ort | Technische Universität Chemnitz, 09126 Chemnitz, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)