O Milagre de Dresden: Frauenkirche comemora 20 anos de reconstrução!
Saiba mais sobre a movimentada história da Frauenkirche em Dresden, seu desaparecimento destrutivo em 1945 e a impressionante reconstrução até 2005.

O Milagre de Dresden: Frauenkirche comemora 20 anos de reconstrução!
Ao passear pelas ruas pitorescas de Dresden, você será inevitavelmente atraído pela impressionante Frauenkirche. Uma verdadeira joia barroca que foi inaugurada cerimoniosamente em 30 de outubro de 2005, após mais de 60 anos de destruição e reconstrução. Como o Mundo relatórios, a reconstrução é considerada um milagre que não só foi possível graças ao incansável espírito cívico, mas também representa um forte símbolo de esperança e reconciliação.
A história da Frauenkirche é antiga. Originalmente construída no século 11 como uma igreja católica, foi convertida em uma igreja protestante durante a Reforma. A Frauenkirche deve o seu actual aspecto barroco ao arquitecto Georg Bähr, cuja igreja, construída entre 1726 e 1743, ostentava uma das maiores cúpulas da Europa, o famoso “Sino de Pedra”. No entanto, esta cúpula foi vítima do ataque aéreo a Dresden em 15 de fevereiro de 1945 ( Wikipédia ). Esta tragédia ocorreu quando a cúpula desabou em temperaturas superiores a 1000°C, depois que os pilares internos não conseguiram mais suportar o peso. Estranhamente, não houve feridos, pois todos estavam em segurança.
Um longo caminho para a recuperação
Após a guerra, as ruínas permaneceram visíveis por quase 50 anos, e o prefeito Walter Weidauer e o SED inicialmente rejeitaram a reconstrução. No entanto, foi formada uma iniciativa de cidadãos no final da década de 1980 que apelava à reconstrução. Um recurso foi interposto em 1990, mas foi inicialmente rejeitado. No entanto, a população de Dresden conseguiu arrecadar 180 milhões de euros para a reconstrução, em grande parte através de doações e da venda de mercadorias ( Documentos de História Alemã ).
A pedra fundamental da reconstrução foi finalmente lançada em maio de 1994. O engenheiro Eberhard Burger assumiu a gestão do projeto e cerca de 4.500 metros cúbicos de pedra antiga foram cuidadosamente integrados no novo edifício. A renovação exterior foi concluída em 2004 e um ano depois a Frauenkirche estava pronta para a inauguração cerimonial. O Presidente Federal Horst Köhler elogiou a reconstrução como um sinal de espírito comunitário e otimismo. Cerca de 60 mil pessoas assistiram à cerimónia ao vivo no Neumarkt, e muitos outros milhões assistiram pela televisão.
Um marco da cidade
Hoje a Frauenkirche é mais do que apenas um edifício religioso; é um ímã para turistas de todo o mundo. Nos primeiros três anos após a reabertura, sete milhões de pessoas visitaram a igreja. Este impressionante edifício não é apenas uma obra-prima arquitetónica, mas também um símbolo vivo da reconstrução e da coragem dos cidadãos de Dresden. Até a nova cruz dourada na cúpula, feita por artesãos britânicos, é um lembrete da solidariedade internacional e da vontade comum de deixar o passado para trás.
Hoje a Frauenkirche volta a brilhar no seu antigo esplendor e cativa as pessoas. É mais do que apenas um edifício – é um livro de história viva que encarna os altos e baixos da cidade de Dresden, sempre disposto a lembrar-nos a importância da solidariedade e da esperança.