Novas taxas de estacionamento em Dresden: os residentes agora pagam o dobro!
Dresden aumentará drasticamente as taxas para autorizações de estacionamento para residentes a partir de julho de 2023. Saiba mais sobre as novas tarifas e seu histórico.

Novas taxas de estacionamento em Dresden: os residentes agora pagam o dobro!
Em Dresden, o estacionamento será muito caro para os residentes a partir de 1º de julho de 2023. A cidade já mais que dobrou as taxas para autorizações de estacionamento para residentes. O preço de uma autorização de estacionamento de residente com validade de seis meses aumenta de 20 euros para pouco menos de 50 euros. As taxas para prazos mais longos também aumentaram significativamente: um bilhete de identidade anual custa agora 75 euros em vez de 30 euros, e se quiser pagar com dois anos de antecedência terá de pagar 135 euros em vez dos anteriores 50 euros. As novas tarifas não podem ser ignoradas e provavelmente irão aquecer os ânimos das cerca de 10.000 pessoas afectadas, porque o debate sobre o aumento dos preços está aceso há anos. As alterações valem para todas as inscrições recebidas pela cidade após o prazo Sächsische.de relatado.
O aumento das taxas não ocorre no vácuo. Em 2020, o Bundestag e o Bundesrat aboliram o limite máximo nacional para autorizações de estacionamento para residentes de 30,70 euros por ano. Desde então, os estados federais têm sido capazes de decidir por si próprios quanto os cidadãos devem pagar por esses cartões de identificação. O facto é que as taxas baseiam-se muitas vezes no esforço administrativo – e isto tem aumentado sensivelmente nos últimos anos. T on-line mostra que as taxas variam muito em muitas cidades da Alemanha. Por exemplo, em Tübingen você paga 120 euros por ano e em Freiburg até 200 euros por ano por uma autorização de estacionamento de residente. Em cidades europeias como Estocolmo o preço sobe até aos 827 euros anuais.
O contexto dos aumentos
Mas por que os preços estão subindo tão rapidamente? Uma das razões é o espaço de estacionamento limitado em muitas áreas urbanas, o que torna o estacionamento cada vez mais difícil para os residentes. Ao mesmo tempo, os municípios debatem-se com o aumento dos encargos administrativos. Embora a autorização de estacionamento para residentes isente os visitantes do tempo máximo de estacionamento e das taxas, ainda não há direito a um lugar de estacionamento específico ADAC relatado. Além disso, os lugares de estacionamento são frequentemente limitados no tempo na maioria das áreas, com um máximo de 50 por cento dos lugares de estacionamento reservados para residentes durante o dia.
Noutras cidades, como Bona, os residentes têm mesmo de pagar até 360 euros por uma autorização de estacionamento. Isto significa que Dresden se junta a uma série de cidades que aumentaram significativamente as taxas para autorizações de estacionamento para residentes. Os regulamentos são diferentes nos diferentes estados federais. Na Baviera, Saxónia-Anhalt e Schleswig-Holstein, porém, não há aumentos, onde o preço permanece abaixo dos 30 euros. No entanto, os problemas em torno do estacionamento são semelhantes em todo o lado - os problemas resultantes da falta de lugares de estacionamento estão a aumentar e o tema tornou-se cada vez mais relevante nos últimos anos.
Um olhar para o futuro
Uma vez que se espera que as taxas continuem a aumentar nos próximos anos, os residentes em Dresden podem esperar desenvolvimentos desagradáveis. As mudanças na estrutura de taxas podem ser difíceis de digerir para muitos, uma vez que impõem encargos adicionais ao custo de vida. Uma boa mão quando se trata de habilidades de estacionamento está se tornando cada vez mais importante, e a competição pelas poucas vagas de estacionamento está cada vez mais acirrada. Apesar de todos os desafios, importa referir que são esperados novos ajustamentos nos próximos anos, o que poderá tornar o estacionamento ainda mais caro para os cidadãos na Alemanha.