Visita de Merz a Dresden: Ameaçam protestos contra declarações polêmicas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Chanceler Merz visita Dresden em 28 de outubro de 2025. Protestos contra suas políticas estão planejados enquanto ele participa de compromissos na cidade.

Bundeskanzler Merz besucht am 28.10.2025 Dresden. Proteste gegen seine Politik sind geplant, während er Termine in der Stadt wahrnimmt.
O Chanceler Merz visita Dresden em 28 de outubro de 2025. Protestos contra suas políticas estão planejados enquanto ele participa de compromissos na cidade.

Visita de Merz a Dresden: Ameaçam protestos contra declarações polêmicas!

Espera-se que o chanceler Friedrich Merz (CDU) faça sua visita inaugural a Dresden, na Saxônia, hoje. O chanceler gostaria de se preparar para seu mandato com uma programação apertada, mesmo que a cidade não espere grandes restrições em decorrência de sua visita, segundo a assessoria de imprensa. No entanto, a empresa de transportes de Dresden já salientou que poderão ocorrer perturbações de curta duração, especialmente à tarde, durante a hora de ponta.

A partir das 16h00, a Alliance Against Cuts, Tolerave, Fridays for Future e Banda Comunale convocam uma manifestação contra as políticas de Merz. Isso acontece próximo à Chancelaria do Estado, na Schlossplatz e no Palácio da Cultura. Prevê-se que o comboio de demonstração perturbe o tráfego, razão pela qual os desvios das linhas de eléctrico podem ser problemáticos, especialmente na Ponte Augusto. A Ponte Carola também não está disponível.

A agenda apertada da Merz

Merz é recebido em Dresden às 14h30. pelo corpo musical da cidade montanhosa de Schneeberg. Três Sorbs também o presentearão com pão e sal como saudação de boas-vindas. Após as boas-vindas cerimoniais, está na ordem do dia a participação numa reunião de gabinete, seguida de uma visita ao centro de educação artesanal da Câmara de Artesanato de Dresden. Sua conversa com estudantes e aprendizes será particularmente interessante antes de Merz concluir sua viagem à fabricante de semicondutores Globalfoundries para discutir os planos de expansão da fábrica de Dresden.

Os protestos contra Merz não eclodiram sem razão. Nos últimos dias, a forma como lidou com a questão da “paisagem urbana” e as declarações sobre os migrantes em Dresden e outras cidades alemãs levaram a inúmeras manifestações. Na noite de segunda-feira, cerca de 2.000 pessoas protestaram contra as suas declarações no mercado de Leipzig, enquanto várias centenas de pessoas em Chemnitz também criticaram tais desenvolvimentos.

Uma olhada na reação do público

As tensões em torno da visita inaugural de Merz reflectem o quão profundamente as suas declarações políticas já estão a ser discutidas entre a população. Embora algumas de suas opiniões sejam aprovadas, outras irão criticá-lo por racismo e declarações imprudentes. Resta saber como os protestos irão evoluir hoje, embora Merz possa já estar na sua próxima nomeação na Câmara de Artesanato neste momento.

No geral, a visita inaugural de Friedrich Merz a Dresden será acompanhada por programas oficiais e por um protesto animado, que reflete de forma responsável o clima na cidade.

Para quem quiser examinar mais de perto os antecedentes, as tensões emergentes ou a própria visita do Chanceler, mais informações podem ser encontradas em MDR e Freie Imprensa.